Cultura entrega obras literárias e peças de artesanato produzidas por artistas cariaciquenses à sociedade

Peças em cerâmica, livros, e-books, quadros, casacas, réplicas do João Bananeira, esculturas em cerâmica, instrumentos de percussão, entre outros artefatos foram entregues, nesta sexta-feira (5), à Secretaria Municipal de Cultura (Semcult) em um evento que aconteceu no Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto. Parte do material adquirido, as obras literárias, será doado para a Secretaria Municipal de Educação (Seme) para ser distribuído à rede municipal de ensino.


A iniciativa faz parte do resultado da inscrição para o Edital de Compra de Ativos. Por meio de recursos da Lei Aldir Blanc, a Semcult adquiriu os instrumentos para incentivar a divulgação das obras dos artistas e escultores.


Algumas obras que agora farão parte do acervo da Semcult são: os livros “No Encontro de Uma Estante”, do escritor Bruno Mattos; “A Cura”, de Izaias Inocente; “Cariacica em Versos”, de Cinthia Pretti; “O Quarto Anjo”, do autor Sergio Soares Dutra, entre outras obras literárias de escritores cariaciquenses.


A artista e poetisa Cinthia Pretti entregou três obras: o livro de poesias “Cariacica em Versos”, um vídeo que conta a história de Cariacica e um e-book que narra a diversidade cultural e histórica da Região Metropolitana da Grande Vitória. “Essas obras são importantes para que a cultura seja divulgada para a sociedade, principalmente, para os alunos, nas escolas, pois é importante divulgar a cultura de Cariacica”, contou a poetisa.



Prestigiaram o evento o prefeito, Euclério Sampaio, a vice-prefeita, Edna Furtado, a secretária de Cultura, Nina Santos, o secretário de Educação, José Roberto Martins Aguiar, os artistas que compõem o cenário cultural de Cariacica, o deputado estadual Marcelo Santos e o ex-deputado estadual Sandro Locutor, vereadores e demais secretários.


O secretário de Educação, José Martins Aguiar, apontou a importância da parceria com a Cultura. “Já temos algumas obras disponibilizadas pela Semcult e precisamos manter essa ponte, para que consigamos levar a Cultura de Cariacica para os estudantes, dentro das salas de aula”, contou.


“Temos muitos talentos que precisam ser descobertos, e a Semcult é a porta de entrada. A entrega das obras é de fundamental importância para a sociedade e para a Cultura, para que ela seja divulgada por todo o município. São políticas públicas que devem ser priorizadas”, destacou a secretária de Cultura, Nina Santos.


A vice-prefeita Edna Furtado enfatizou a beleza das obras. “Quando  vi fiquei impressionada com o talento desses artistas. Cariacica merece essa joia rara”, disse. O prefeito Euclério Sampaio completou: “Investir em uma riqueza que é a cultura, ainda mais a de Cariacica, representa incentivar os artistas e investir na história de um povo e um povo sem história é um povo sem cultura. Por isso ela é tão importante”, frisou.


Lei Aldir Blanc


A Lei Aldir Blanc foi criada em junho de 2020. O objetivo dela é manter recursos financeiros para que artistas e produtores culturais em geral consigam investir em cultura, por conta da pandemia.