Escolas começam a receber alunos para as atividades presenciais híbridas

Nesta terça-feira (2), foram iniciadas as atividades do ensino presencial híbrido das turmas do Ensino Fundamental II na rede municipal de ensino. Com as atividades, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), dá sequência ao Calendário Escolar 2021, que começou no dia 22 de fevereiro.

Seguindo todas as normas de segurança recomendadas pelos órgãos de saúde e com as escolas sinalizadas, 11.931 alunos do sexto ao nono ano voltaram às escolas e todos os profissionais têm Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Cada servidor da Seme e cada estudante está recebendo quatro máscaras e todos os educadores têm acesso à protetores faciais e jalecos. E em todas as unidades há álcool gel à disposição.

Para maior segurança de estudantes e servidores da Educação, no que diz respeito à prevenção à Covid-19, também foi divulgado um Protocolo de Retorno. Para acessá-lo, basta clicar no link https://www.cariacica.es.gov.br/static/files/PROTOCOLO%20DE%20RETORNO.pdf.

Em casa

Os alunos que as famílias optaram para não retornarem às atividades presenciais também começaram suas atividades remotas nesta terça-feira (2). Entre o material que todos os alunos podem ter acesso estão as aulas disponíveis pela TV Aberta (nos canais 8.2, 8.3 e 8.4 da Record News ES); a plataforma Google Classroom (Google Sala de Aula), em que todos os alunos têm um perfil próprio; e a plataforma #DeverEmCasa (disponível no site https://sites.google.com/edu.cariacica.es.gov.br/portaldeveremcasa, com objetivo principal de contribuir na construção do conhecimento dos estudantes e colaborar com o processo de fortalecimento da aprendizagem).

Além disso, o secretário municipal de Educação, José Roberto Martins Aguiar, lembra que, nesse processo, a Seme ainda conta com a parceria com a Fundação Lemann (organização familiar sem fins lucrativos brasileira que colabora com iniciativas para a educação pública em todo o Brasil), que apoia e ajuda a rede municipal de ensino no aprofundamento de conteúdo.

"Temos também uma equipe de produção de conteúdo, que trabalhará alinhada aos conteúdos que serão feitos pela própria rede, por meio de um Centro de Mídias que está em fase de finalização na secretaria. Este novo conceito proporcionará uma educação ainda mais significativa para os alunos, no que se refere ao conteúdo. Todas as equipes estão alinhadas para garantir a melhor adequação dos conteúdos que não foram trabalhados em 2020", adiantou ele.

Outras etapas

No dia 16 de março, serão iniciadas as atividades presenciais híbridas do Ensino Fundamental I (estudantes matriculados do primeiro ao quinto ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já no dia 30 de março, começarão as atividades presenciais híbridas da Educação Infantil para alunos de 4 e 5 anos. Neste momento, devido à pandemia provocada pela Covid-19, os alunos de dois e três anos terão apenas aulas remotas. É possível conferir o Calendário Escolar 2021 completo no link https://www.cariacica.es.gov.br/static/files/CalendarioSEME.pdf.

A rede municipal de ensino tem 47.746 alunos matriculados. Na última pesquisa realizada em janeiro deste ano, 58,6% dos pais e responsáveis que responderam expressaram o desejo de voltar com os alunos para as atividades presenciais híbridas. Os demais 41,4% permanecerão apenas com atividades remotas e a rede municipal de ensino vai fazer a conciliação das duas maneiras de trabalho, o presencial híbrido e o remoto.