Agricultores recebem veículos e equipamentos

A Secretaria de Agricultura recebeu, na manhã deste sábado (27), dois veículos que contribuirão para facilitar o transporte, a logística e o escoamento de mercadorias da região rural. A solenidade aconteceu no pátio da Igreja Católica de Cachoeirinha e contou com a presença de autoridades do município, lideranças da área rural e moradores.

O caminhão baú com isolamento térmico foi destinado à Cooperativa dos Agricultores Familiares de Cariacica (CAFC). Já a Associação dos Produtores Rurais de Roda D’Água e região (Aproder) recebeu um veículo modelo furgão.

Durante o evento, o prefeito Euclério Sampaio fez questão de destacar a importância do trabalho rural. "Esta entrega que estamos fazendo dos dois veículos representa um pouco do cuidado que o município precisa ter com as pessoas que acordam de madrugada, trabalham duro e vão dormir cedo para levar alimento para todos da cidade. É preciso cuidar cada vez mais da população rural de Cariacica e estamos trabalhando para trazer novos recursos para a região", ressaltou o prefeito Euclério.

O secretário de Agricultura, Nilson Teixeira, também lembrou da importância dos veículos e equipamentos  para o desenvolvimento do trabalho dos agricultores da região rural do município. "Os veículos contribuirão para fortalecer programas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar  (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), além de contribuir para  o abastecimento do comércio local e até mesmo de grandes varejistas com quem às instituições mantém relações de comércio", ressaltou o secretário.

O produtor rural Antônio Pereira dos Santos, da Associação dos Produtores Rurais de Roda D’água e Região (Aproder)., não cabia em si de felicidade. “É um presentão o que recebemos hoje! É um avanço que trará benefícios para todos. A nossa associação está completando 13 anos e, ao longo desse tempo, são essas doações que nos ajudam a consolidar o trabalho rural”, explicou o agricultor de 77 anos, 13 deles dedicados ao trabalho no campo.

A Associação das Mulheres Rurais das Comunidades de Cachoeirinha e Sabão (Asmurcas) também foi contemplada com materiais para escritório e para cozinha. Foram entregues: uma mesa de inox, uma estufa para desidratação de frutas, dois armários em aço, quatro prateleiras, uma impressora a laser, um computador, uma embaladora, uma balança computadorizada, um fogão quatro bocas e uma fritadeira elétrica.

Esses equipamentos compõem os instrumentos necessários para o funcionamento da agroindústria de manipulação de banana na cidade. Cariacica é conhecida pela fabricação de  banana chips, banana passa, bombom de banana e  também pela farinha de banana. Alguns destes produtos também são entregues no PAA e no PNAE.

De acordo com o secretário de Agricultura, o evento de hoje celebra um enorme incentivo à agricultura familiar. As doações do veículos foram feitas às entidades rurais por meio de  emendas parlamentares e os equipamentos foram adquiridos por meio de um convênio com a Agência de Desenvolvimento da Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).