Evento virtual marca a Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Coordenação de Programas Especiais (CPE), está intensificando neste mês, as ações educativas sobre prevenção da gravidez precoce, em alusão à Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência, instituída pela Lei nº 13.798 de 03 de janeiro de 2019.


De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2018, o Brasil ultrapassou a média latino-americana de número de adolescentes grávidas. Enquanto a média, a cada mil meninas, é estimada em 65,5 bebês nascidos de mães adolescentes, o índice brasileiro chega a 68,4.


Em Cariacica, entre os anos de 2017 e 2020, segundo registro no Sistema de Informações de Nascidos Vivos (Sinasc), houve uma redução de 24% no número de bebês nascidos de mães adolescentes (na faixa entre 15 e 19 anos).


As ações educativas estão sendo oferecidas à população adolescente e seus familiares/responsáveis nas unidade básicas de saúde, no Centro de Atenção Psicossocial infanto-juvenil (CAPSi) e no Centro de Referência ISTs/AIDS. Nos locais há cartazes da campanha e distribuição de folders informativos sobre sexualidade responsável, prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e planejamento familiar. Durante o atendimento é disponibilizada a Caderneta de Saúde do Adolescente, contendo diversas orientações.


Além disso, a Semus/CPE realizará a live “Vamos Falar de Prevenção?” com a médica Tatiane Sartori, pediatra do PA Nova Rosa da Penha I, voltada para este público e seus familiares. O evento virtual acontece no dia 23, às 15h. O link será disponibilizado para os serviços da Saúde do município.



Serviço:


Live “Vamos Falar de Prevenção?” com a médica Tatiane Sartori, pediatra do PA Nova Rosa da Penha I


Quando: dia 23


Horário: 15 horas


Público: adolescentes e seus familiares