Vacinação em Cariacica traz esperança e alegria a idosos acima de 90 anos

Sensação de alegria e de esperança marcaram a manhã deste sábado (6), em Cariacica. Isto porque a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) iniciou a vacinação contra a Covid-19 para profissionais de saúde e idosos acima de 90 anos nas Unidades Básicas de Saúde Santa Fé e Itaquari.

Com agendamento prévio, realizado pelo site Agendamento de Vacinação (clique aqui), as famílias puderam levar os idosos para vacinar de forma tranquila, segura e sem aglomeração, como é essencialmente necessário e orientado pelos órgãos de saúde.

Uma das primeiras a se vacinar foi a aposentada Laurita de Almeida Santana, de 92 anos. Ela foi acompanhada pela filha, a dona de casa Enezilda José Santana, de 60 anos. "Graças a Deus conseguimos que ela fosse vacinada. Este é um momento muito especial, pois eu estava muito preocupada com ela", disse Ezenilda.

Quem também estava comemorando era a família dos aposentados Mario Alves de Souza, de 92 anos, e Lydia Policante de Souza, de 90. O casal foi acompanhado da filha responsável por eles, a professora Maria do Carmo Policante de Souza, 48, e da neta Ana Clara Souza Pinho, de 9 anos.

"Que alegria! Estamos todos muito felizes! Já mandei a foto do momento da vacinação nos grupos de WhatsApp da família e do bairro para que todos os amigos possam festejar conosco. Temos que ter muita fé em Deus e na ciência também. Esta vacina é algo muito importante. Estamos cheios de esperança por dias melhores", relatou Maria do Carmo.

A dona de casa Laura Maria Aigner da Vitória, de 61 anos, também estava comemorando o fato de sua sogra, a pensionista Maria Vieira da Vitória, de 92, estar sendo vacinada. Para vacinar, a idosa foi acompanhada pelo filho, o aposentado Valdenilson Pinto da Vitória, 70. "Sabemos que os cuidados continuam, mas dá um alívio saber que ela está sendo imunizada", disse Laura.

Agendamento

Está no ar o site Agendamento de Vacinação e, por meio da página, será possível agendar o dia, horário e a unidade básica de saúde para receber a tão desejada dose do imunizante contra a Covid-19.

A vacinação  vai ocorrer também no domingo (7), nas Unidades Básicas de Saúde Santa Fé e Itaquari. A ação no final de semana visa garantir maior agilidade na execução do plano de vacinação do município.

O agendamento poderá ser feito pelo link http://vacina.cariacica.es.gov.br ou presencialmente, em uma das unidades de saúde do município. O cadastro inicial é feito a partir de um e-mail e uma senha, que é definida pelo usuário.

Após preencher os espaços requisitados com dados pessoais, é hora de fazer o agendamento. Os idosos e profissionais da Saúde poderão agendar a vacina entre 8h e 16h30 em cada dia (sábado e domingo). O intervalo entre um horário disponível e o próximo, é de 10 minutos.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca que, neste momento, serão priorizados trabalhadores da Saúde acima de 60 anos (independente do estabelecimento que atua) e idosos acima de 90 anos. Haverá também um quantitativo de vagas para trabalhadores da Saúde em geral, exclusivamente na UBS Santa Fé.

Acamados

No site para agendamento haverá um espaço para informar se o idoso é acamado. Nesse caso, as Equipes de Estratégia de Saúde da Família ou uma equipe volante cuidarão de aplicar a vacina na residência do morador. Conforme a quantidade de cadastrados, será feita uma organização de rotas para o envio das doses.  Qualquer acamado poderá ser cadastrado, entretanto neste primeiro momento somente os acamados acima de 90 anos receberão a vacina.

Vale reforçar que somente serão vacinadas as pessoas que comprovarem no momento da vacinação, através dos documentos exigidos, o vínculo ao grupo para qual foi feito o agendamento.

Os idosos devem apresentar cartão de vacina, documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS. Já os trabalhadores da Saúde podem apresentar o crachá, contracheque, Carteira de Trabalho, além da carteira do conselho de classe. Para profissionais liberais, é pedido o extrato do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.

Clique aqui e acesse o site para o agendamento