Secretários visitam Estação Cidadania e Cultura


Esporte, Cultura e Assistência foram o tema da reunião realizada nesta quinta-feira (04), na Estação Cidadania e Cultura, conhecida como Praça CEU, em Nova Rosa da Penha. O grupo – formado por representantes das referidas secretarias, do Gabinete do prefeito, e de projetos sociais – aproveitou também para realizar uma visita técnica no equipamento.


Na reunião, foram debatidos temas como a ocupação do espaço pelos moradores e o pertencimento da comunidade. Além disso, foram solicitadas algumas melhorias para que a praça funcione de forma a ser um local de promoção social.


De acordo com o coordenador da Praça CEU, Roniel Mônico Ramos da Silva, para que o local seja um espaço democrático e seguro é importante essa integração entre as secretarias. Além do coordenador, participaram do encontro: o secretário de Governo, Messias Donato; o secretário de Esporte e Lazer, Sérgio Luiz Côgo; a secretária de assistência, Danyelle de Souza Lírio; e o assessor técnico da Cultura, Marcelo Davi.


“Nosso objetivo é criar uma relação de política de integração entre as secretarias. Por isso, a visita é de fundamental importância para as novas ações realizadas na praça”, destacou a secretária Danyelle.



A Praça


A Estação Cidadania e Cultura, a Praça CEU, tem três mil metros quadrados, e é destinado à prática de esportes, manifestações culturais, cursos de capacitação, espaço de leitura e atendimento social. Ela recebe os mais diversos públicos, de todas as idades. Por isso, a construção abriga no centro do terreno: dois edifícios dispostos numa praça de esportes e lazer. O espaço conta com um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro (com capacidade para 60 pessoas) e banheiros. Ao redor do prédio há, ainda, a quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamento de ginástica, playground, área de convivência (com mesas e bancos).


A praça oferece também uma pista para caminhada uma vez que todo seu entorno será adequado para a prática dessa atividade. A construção da praça foi realizada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Ministério da Cultura. Ao contrário das demais praças, cuja administração é entregue à associação de moradores, a Praça CEU, conforme legislação federal, é comandada por um grupo gestor formado por sociedade civil e poder público local.