Associação de Produtores de Artesanato de Cariacica recebe kit escritório

Com o objetivo de incentivar a cultura e o artesanato para estruturar uma grupo de artesãos e conhecer as demandas dos empreendedores, a Associação de Produtores do Artesanato de Cariacica (Aproac) participou de uma visita realizada pela Agência de Desenvolvimentos das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedores do Estado (Aderes), nesta semana.


O encontro contou com a presença da secretária de Cultura, Nina Santos; do assessor técnico de Cultura, Marcelo David; do diretor-presidente em exercício da Aderes, Hugo Tofoli; da presidente da Aproac, Saionara Patrícia Luchini, que estava acompanhada de integrantes da associação; além dos gerentes da Aderes.


Dentre seis assosciações de artesanato do estado, por meio de capacitação da Aderes, a Aproac foi selecionada para ganhar um kit escritório, composto por uma impressora, mesa, cadeira e computador, para ajudar nos trabalhos que envolvem produções em cerâmica, fio de tecido, madeira, metal e biscuit. Os bens foram adquiridos por meio do Convênio Federal nº 828353/2016. Atualmente, a Aproac possui 13 associados.



A artesã Elaine Sohelo contou que o encontro foi muito produtivo. "Foi excelente apresentar a Aproac para a secretária de Cultura e para a Aderes. Ela conheceu nosso trabalho e disse que vai ajudar nossa associação, para que podemos ficar mais conhecidos, e principalmente, para que possamos ter pontos de comercialização com o objetivo de divulgar nosso artesanato. Esse é o nosso próximo objetivo", ressaltou.


A presidente da Aproac, Saionara Patrícia Luchini, disse que com a entrega dos equipamentos de artesanato a associação ganha uma estrutura maior. "Nossa associação existe há 22 anos e nunca teve uma sede, nem estrutura. Nosso sonho é ter um espaço para comercializar os nossos produtos e ser nossa sede. Com os equipamentos que a gente recebeu, a associação vai começar a se estruturar e, dessa forma, nosso sonho vai ficando mais próximo”, comentou a artesã.


A secretária de Cultura de Cariacica, Nina Santos, destacou que a intenção do município é trabalhar junto com os artesãos para que, dessa forma, a cultura da cidade seja apresentada para todos. “Vamos trabalhar para melhorar cada vez mais a cultura da nossa cidade, fortalecendo todos os segmentos. O artesanato representa não só a geração de renda, mas também divulgação dos nossos ícones culturais e históricos de Cariacica”, acrescentou.


A Aproac está aberta a novos associados. Interessados podem entrar em contato com Elaine Sohelo: 99909-6518 e Saionara Patrícia: 99951-8538.