Assinada a ordem de serviço para reforma do Cmei Maria Rachel do Nascimento

Entre as prioridades de Cariacica estão os cuidados com a Educação e mais uma ação foi tomada na tarde desta terça-feira (19), com a assinatura da Ordem de Serviço para reforma e melhorias de áreas externas do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria Rachel do Nascimento, localizada em Flexal II.

No local serão realizados os seguintes serviços: tratamento de trincas e fissuras em todo muro existente; construção de muro de contenção no pátio externo; construção de cobertura metálica em pátio externo; regularização, drenagem e construção de piso em pátio externo; e pintura de fachadas e muros.

Atualmente, o Cmei tem capacidade para atender 400 estudantes, sendo 200 alunos no turno matutino e 200 no turno vespertino. A escola tem 10 salas de aula e atende turmas da Educação Infantil até o 1º ano Ensino Fundamental.

A assinatura de ordem de serviço contou com a presença do prefeito Euclério Sampaio, do secretário municipal de Educação, José Roberto Martins Aguiar, da coordenadora da Educação Infantil na Seme, Lilian Sousa Lopes, da diretora do Cmei, Laurineia Modesto da Silva, além de outros educadores, lideranças comunitárias, vereadores, representantes do conselho escolar e pais de alunos.

O prefeito destacou que a reforma deste Cmei vem de encontro a um bom trabalho que já é realizado em Cariacica. "Venho acompanhando e a educação que dá certo é a de Cariacica. Quem investe em educação, investe em um futuro melhor. Esta é apenas uma das escolas que receberão melhorias. Vamos reformar todas as escolas e, até o final do mandato, nossa meta é ter um cadastro de reserva para a Educação Infantil".

O secretário municipal de Educação, José Roberto Martins Aguiar, disse que a assinatura desta ordem de serviço traz muita satisfação e lembra que muitos outros benefícios estão sendo preparados para a educação. "Estamos em busca de soluções para o retorno letivo seguro das aulas presenciais, mesmo que ainda não haja uma data para o retorno. A prefeitura está preparando os espaços físicos para que possamos receber nossas crianças da melhor forma possível, quando for seguro que as aulas presenciais retornem".

Aguiar disse, também, que a meta é garantir a ampliação de oferta de vagas na Educação Infantil e a assinatura da ordem de serviço do Cmei Maria Rachel do Nascimento é apenas una das ações. "Estamos buscando parceiros para regularizar terrenos para a rede municipal de ensino cresça. Vamos investir na rede de ensino".

Investimentos que já estão sendo valorizados pela coordenadora da Educação Infantil na Seme, Lilian Sousa Lopes. "Para nós, cada melhoria na qualidade de espaço das escolas representa uma melhor interação com as crianças."

Sonho realizado

Para a diretora do Cmei, Laurineia Modesto da Silva, as mudanças físicas irão melhorar a educação pública de qualidade que Cariacica já oferece. "Este era um sonho de toda a comunidade escolar que está sendo realizado. Estamos gratos e muito orgulhosos", disse ela, que atua na unidade há cerca de 12 anos. Antes de ser diretora, ela lecionou para na escola.

Quem também está orgulhosa é a professora Cely Ferreira dos Santos. Ela leciona para crianças da turma de dois anos da unidade há três anos. "Esta á uma grande vitória para as crianças, seus pais e todos os servidores que trabalham neste Cmei. Estamos muito felizes!"

Alegria também foi destacada pela dona de casa Maria Lúcia Rodrigues da Costa, de 37 anos. Ela tem uma filha que já estudou no local e outra que está matriculada na unidade. "Para todos nós, esta é uma reforma maravilhosa! Pedíamos e esperávamos por isto há muito tempo", comentou ela, que é representante dos pais no conselho escolar.

A cabeleireira Amanda Tavares da Mota, 29, relatou ter o mesmo sentimento. Ela tem um filho matriculado na escola. "Esta obra é algo essencial, que aguardávamos bastante. Estamos felizes!"

O Cmei tem 919,65m² de  área construída. A obra está sendo realizada pela PS Serviços de Manutenção e Cosntrução LTDA, no valor de R$ 380.770,00, no prazo de execução de 180 dias. A reforma segue o contrato número 169/2020 e o processo número 9.192/2020. Já a tomada de preços segue o número 031/2020.