Educação e Saúde discutem segurança para volta às aulas presenciais

Na tarde desta quarta-feira (13), representantes da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) se reuniram com o prefeito Euclério Sampaio para definir estratégias sobre o ano letivo de 2021. Em todo o processo, a maior preocupação é a segurança de todos os professores, estudantes e demais servidores da rede municipal de ensino em relação à prevenção à Covid-19.

Mesmo sem uma data determinada para o retorno das atividades presenciais, já estão sendo realizadas ações seguindo as normas determinadas pelos órgãos de saúde. Entre as atividades estão a sinalização das unidades escolares, aquisição de jalecos de tecido para os professores (quando as aulas presenciais voltarem, cada educador receberá dois jalecos); aquisição de tapetes sanitizantes; aquisição de produtos de limpeza para limpar o chão, objetos e móveis das escolas; aquisição de álcool em gel; aquisição de máscaras de tecido (cada servidor da Seme e cada estudante receberá quatro máscaras, quando houver o retorno das atividades presenciais); aquisição de protetores faciais para todos os educadores.

"Estamos nos reunindo para montar estratégias para dar toda a segurança para professores e alunos, quando for possível voltarmos às atividades presenciais", disse o secretário de Educação, José Roberto Martins Aguiar.

Atualmente, a rede municipal de ensino de Cariacica possui 4 mil professores e 47.752 alunos, que vão desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Cariacica tem 112 escolas municipais. E estão previstas para o primeiro semestre de 2021 as entregas dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) Santa Luzia (Porto Belo II); Alzira Ramos; Cariacica Sede (Morrinhos); Jardim América; e Vila Prudêncio.

Até o momento, a Seme informa que a retomada às atividades letivas está prevista para a primeira semana de fevereiro. A princípio, o retorno será remoto. As aulas presenciais só serão retomadas após decisão articulada com as autoridades sanitárias e com os demais municípios.

As aulas presenciais estão suspensas desde março de 2020, devido à necessidade de distanciamento provocado pelo coronavírus. Desde então, os alunos têm estudado de forma remota, como com as atividades virtuais da plataforma #DeverEmCasa, atividades impressas que os pais ou responsáveis buscam nas escolas (em dias e horários agendados para evitar aglomeração) e pelo projeto "Vamos Aprender", em que os estudantes podem assistir à aulas em três canais diferentes de TV Aberta (cada canal destinado à fase escolar em que a criança se encontra).

A Seme informa que aprovou o calendário 2020/2021 considerando que há uma continuidade do currículo escolar. Ou seja, aqueles conteúdos que não foram trabalhados em 2020 serão aprofundados em 2021. Por isso, será um calendário bianual.