Prefeitura abre pré-matrícula escolar com 9.276 vagas nesta quarta (6)

Nesta quarta-feira (6), começam as pré-matrículas escolares na rede de ensino de Cariacica para o ano de 2021 para Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II. No total, o município está oferecendo 9.276 vagas para este ano letivo.

Na Educação Infantil, as vagas são destinadas para crianças que completam 4 anos até o dia 31 de março deste ano ou já tem 4 anos. Já para o Ensino Fundamental, as inscrições podem ser feitas para alunos do 1º até o 9º ano. O resultado de todas as inscrições será divulgado a partir do dia 20 de janeiro.

Para a Educação Infantil (4 e 5 anos) há 3.230 vagas. Para o Ensino Fundamental I (1º ao 5 ano) estarão disponíveis 3.263 vagas. E para o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), 2.783 vagas.

Para fazer as inscrições, basta que pais e/ou responsáveis preencham o formulário que estará disponível no site da prefeitura, a partir de meia-noite. O link é https://sislameesm.caedufjf.net/sislameesm/prematricula.faces?q=M9w4ZUrmOFI%3D.

No formulário, que estará disponível a partir de meia-noite, os pais e/ou responsáveis que quiserem candidatar uma criança de 4 anos completos ou a completar até o dia 31 de março deste ano na Educação Infantil devem clicar na aba "Pré-Escola". Já para crianças de 5 anos completos ou a completar até o dia 31 de março deste ano, será preciso clicar na aba "Pré II". Já para os alunos do Ensino Fundamental, bastará clicar na aba "Ensino Fundamental" referente ao ano em que a criança pretende ser matriculada (do 1º ao 9º ano).

Até o momento, Cariacica tem 47.752 alunos, distribuídos em 112 unidades escolares, que vão desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Calendário bianual

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) informa que a retomada às atividades letivas está prevista para a primeira semana de fevereiro. A princípio, o retorno será remoto. As aulas presenciais só serão retomadas após decisão articulada com as autoridades sanitárias e com os demais municípios.

A Seme informa que aprovou o calendário 2020/2021 considerando que há uma continuidade do currículo escolar. Ou seja, aqueles conteúdos que não foram trabalhados em 2020 serão aprofundados em 2021. Por isso, será um calendário bianual.

As aulas presenciais da rede municipal de ensino de Cariacica foram interrompidas em março de 2020, devido à pandemia provocada pela Covid-19.

Desde então, os alunos têm estudado de forma remota, como com as atividades virtuais da plataforma #DeverEmCasa, atividades impressas que os pais ou responsáveis buscam nas escolas (em dias e horários agendados para evitar aglomeração) e pelo projeto "Vamos Aprender", em que os estudantes podem assistir à aulas em três canais diferentes de TV Aberta (cada canal destinado à fase escolar em que a criança se encontra).