Alegria: Cmei recebe visita do Papai Noel

Nesta época do ano, que criança não está à espera do Bom Velhinho?! E não é que ele chegou mais cedo para os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Benedito Ribeiro de Almeida, no bairro Vale dos Reis. Em uma ação da Polícia Federal e obedecendo todas as normas de segurança devido à Covid-19, os estudantes da unidade escolar receberam a visita do Papai Noel da Federal e ganharam presentes e doces na manhã desta terça-feira (15).

Na ocasião, a direção da escola também entregou uma pasta com as atividades realizadas pelos estudantes durante o ensino remoto, que acontece em toda a rede municipal de ensino de Cariacica desde março, devido à necessidade de isolamento provocado pelo coronavírus.

Para manter o distanciamento necessário, a ação aconteceu na quadra da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Antero José do Nascimento, no mesmo bairro, pois o espaço físico é maior. O Cmei tem 100 alunos e a escola os separou em grupos de 20 crianças, cada uma acompanhada apenas de um dos pais ou um responsável.

Cada grupo entrava na unidade a cada 30 minutos e era obrigatório que todos usassem máscaras. Ao entrar na quadra, todos limpavam as mãos com álcool líquido 70% e, para aguardar o Papai Noel chamá-los, pais e crianças aguardavam sentados em cadeiras que obedeciam a distância obrigatória determinada pelos órgãos de saúde.

Entre as mães que compareceram para a ação estava a ajudante de cozinha Aparecida Brasil da Vitória, de 38 anos. Mãe da pequena Alana, de 5, ela contou que a menina estava ansiosa pelo momento na noite anterior. "Ela nem dormiu direito. O que aconteceu aqui é uma alegria para crianças e adultos", disse, emocionada.

Ansiedade também foi relatada pela dona de casa Franciele Correa Netto, 28. "Meu filho está feliz! Que criança não gosta de presente, não é?!", argumentou a mãe do Luiz Guilherme, 5.

A dona de casa Fabiana Machado da Hora de Andrade, 40, também esteve na quadra da Emef e saiu feliz do local ao lado do filho, Samuel, 5. "Mesmo no meio da pandemia, a Polícia Federal e o Cmei conseguiram nos deixar muito alegres".

Emoção

Mas, e o Papai Noel da Federal?! Ah, interpretado pelo agente da Polícia Federal Expedito Jorge Tavares de Souza, ele estava entre os mais felizes! "A sensação é indescritível! Todos os anos é uma emoção diferente e bem especial. Neste ano atípico, mesmo sem poder abraçar cada criança, mantendo a distância, consigo ver a alegria em seus olhares".

Para a diretora do Cmei, Emanuelle Vila Flor de Melo, a atividade aqueceu os corações de educadores e das crianças neste momento tão complicado. "O ano de 2020 nos deu um ano muito diferente. A nossa realidade era de beijos e abraços, e, neste ano, não pudemos nem nos ver. Apesar de hoje não poder abraçá-los, estamos felizes em podermos ver seus olhinhos brilhando ao encontrar com o Papai Noel", disse ela.

Emanuelle lembrou, ainda, que, devido à pandemia, muitos pais, talvez, nem poderiam comprar presentes para seus filhos. "A comunidade passa por dificuldades, como várias pessoas em todo o mundo, e pode ser que este seja o único presente de várias crianças. Por isso, esta ação é tão especial".

Gratidão

A coordenadora da Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação (Seme), Lilian Sousa Lopes, acrescentou que, além de feliz, estava grata pelo apoio proporcionado pelo projeto Papai Noel da Federal. "Não podemos deixar de homenagear as crianças. E esta homenagem foi muito especial".

O diretor da Emef Antero José do Nascimento, Magno Luiz de Souza Vieira, também destacou a ação. "Foi um momento muito importante para toda a comunidade. A notícia de que o Papai Noel estaria aqui chegou em um ótimo momento", afirmou ele, que também tem um filho matriculado no Cmei Benedito Ribeiro de Almeida, o Arthur, de 5 anos.