Pandemia não está prejudicando matrículas e rematrículas

A aulas presenciais na rede municipal de ensino de Cariacica estão suspensas desde março, devido à necessidade de distanciamento social provocado pela Covid-19, mas, mesmo assim, não haverá prejuízo quanto à matrícula e rematrícula nas escolas municipais para o ano letivo de 2021.

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) informa que, neste momento, as unidades de ensino estão cuidando das transferências internas, ou seja, das turmas com terminalidade de cada escola, exceto o 9° ano, pois é de responsabilidade da rede estadual. O processo acontecerá até o dia 18 de dezembro e está sendo gerenciado pelo diretor de cada unidade diretamente com pais e responsáveis dos alunos que já estão matriculados.

Simultaneamente, também está aberto o cadastro de pretensão de vagas para o ano letivo de 2021 para crianças com idade de 1, 2 e 3 anos completos (ou a completar até 31 de março de 2021). Essas crianças podem tentar uma vaga em uma das creches da cidade.

O processo para crianças com idade de 1, 2 e 3 anos completos (ou a completar até 31 de março de 2021) acontece até o 5 de janeiro de 2021. Pais e responsáveis devem cadastrar a criança no portal #DeverEmCasa. O link para se inscrever é https://sites.google.com/edu.cariacica.es.gov.br/portaldeveremcasa. As matrículas desta faixa etária acontecerão a partir de 5 de fevereiro de 2021.

Obrigatoriedade

As matrículas para 2021 das turmas a partir de 4 anos completos até 31 de março - faixa etária em que se inicia a obrigatoriedade nacional - acontecerão entre os dias 6 e 17 de janeiro de 2021, através de um link que será disponibilizado no site da Prefeitura. O resultado dessas matrículas será divulgado a partir de 20 de janeiro de 2021.

Os alunos matriculados na rede municipal de ensino já garantiram a rematrícula para 2021. O processo aconteceu até o dia 4 de dezembro. Cada escola enviou link através dos e-mails institucionais e grupos de Whatsapp da unidade para pais e responsáveis realizarem o processo.

A Seme lembra que, somente depois de 18 de dezembro de 2020, quando rematrículas e transferências internas terminarem, será possível informar o número de vagas para 2021. Mas, a secretaria informa que se adequa à necessidade assim que a procura por vagas acontecer para atender todas as crianças.