Profissionais do magistério passam por testagem de Covid-19

No último sábado (5), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), ofereceu testes para identificar a Covid-19 para 3.900 servidores do magistério. A Coordenação de Vigilância Epidemiológica informa que o resultado da testagem dos profissionais será divulgado pelo laboratório na segunda-feira, dia 14.

Os testes foram realizados na sede da Seme, em Itaquari, das 8h às 17 horas, e contou com a presença de muitos profissionais. Lembrando que, durante toda a ação, foram respeitadas todas as normas e os cuidados de prevenção ao coronavírus. Para participar, bastava que os servidores se dirigissem até a sede da Seme.

"A ação foi muito importante e um sucesso, pois muitos servidores compareceram para a realização do teste. Nosso objetivo é que façamos uma nova testagem quando as aulas presenciais voltarem, o que ainda não há uma data definida e segura. Também estamos nos organizando para testar os estudantes quando pudermos voltar às atividades presenciais e dois meses após o início das aulas novamente", informou o secretário de Educação, José Roberto Martins Aguiar.

A professora Rosemeria Ramos Machado Bertholini foi uma das educadoras que fez o teste. Para ela, a testagem é algo muito positivo. "O teste é algo essencial neste momento. Agora, vou ter como saber se já tive a doença ou não. Acho muito importante, principalmente para nós, os professores. Temos que nos cuidar e nos preparar para quando for possível voltarmos para as atividades presenciais", disse ela, que leciona na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Noêmia Costa de Lima, no bairro Vista Mar.

O teste

A testagem oferecida para os 3.900 profissionais do magistério trata-se de um censo dos profissionais da Educação para verificar a imunidade dos servidores, através do teste de IgG (testes imunológicos capazes de detectar os níveis de anticorpos em amostra de sangue do paciente). “O exame é feito através de pulsão venosa (procedimento de extração de sangue da veia do paciente). Assim, vamos verificar se os servidores da Educação têm imunidade contra a Covid-19”, explicou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Lesliane de Amorim.

Para o secretário de Educação, José Roberto Martins Aguiar, além de demonstrar preocupação com seus servidores, o teste significou uma organização administrativa. "Sabendo quem já teve a doença, poderemos fazer o mapeamento para o quadro de servidores para o ano de 2021", destacou.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica lembrou que esta foi a primeira etapa do censo. “A segunda etapa será realizada, provavelmente, em fevereiro de 2021, nos alunos da rede municipal de ensino”.