Secretaria de Serviços faz coleta emergencial durante greve dos motoristas de caminhões de lixo

A Secretaria Municipal de Serviços (Semserv) está realizando coleta emergencial durante a greve dos motoristas de caminhões de lixo. A paralisação do serviço, que é terceirizado, acontece em todas as cidades da região metropolitana de Vitória e afeta o itinerário e o recolhimento de lixo domiciliar, que é oferecido em todos os 100 bairros de Cariacica. A força-tarefa da Semserv está priorizando as vias principais dos bairros e regiões de grande movimentação comercial.

As equipes são formadas por 30 profissionais. As turmas de varrição também estão dando reforço. Eles contam com seis caminhões de transbordo e máquinas como retroescavadeiras e tratores.

Na manhã desta quarta (25), o trabalho se concentrou nas avenidas Expedito Garcia, Campo Grande e Getúlio Vargas, em Campo Grande.

Na parte da tarde, o trabalho avançou para Vila Palestina e Itacibá.

O cronograma inclui ainda recolhimento nas avenidas em Bela Aurora, Porto de Santana, Jardim América e Cariacica Sede nos próximos dias.

A Prefeitura pede a compreensão dos moradores, não colocando lixo na rua principalmente durante o período chuvoso, até que a situação se normalize, já que a solução não depende da gestão municipal. Com a chuva, o lixo na rua pode ir parar na rede de drenagem e canais sendo fator de risco para alagamentos e inundações.

O movimento de greve atinge todas as demais prefeituras da Grande Vitória.

A ação da Semserv é paliativa. A secretaria está acompanhando o andamento da situação entre empresa e sindicato da categoria, que é mediada pela Justiça do Trabalho. Será enviado ofício para que a empresa disponibilize 70% da frota nas ruas, por se tratar de um serviço essencial.