"Vamos Aprender" entra no ar levando ainda mais interação e qualidade de ensino para estudantes

O projeto "Vamos Aprender", em que alunos da rede municipal de ensino de Cariacica podem assistir à aulas pela televisão aberta, no conforto de suas casas, já está no ar. O pioneirismo da Prefeitura de Cariacica entre os municípios capixabas está levando atividades pela tela da TV, durante todo o dia, em três canais diferentes e direcionados para as diferentes fases em que os estudantes encontram-se.  A novidade dá sequência ao trabalho que já vem sendo realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) com a plataforma #DeverEmCasa, desde março, quando as aulas presenciais foram interrompidas devido à pandemia da Covid-19.


Para acompanhar as aulas, basta que os estudantes e seus responsáveis sintonizem suas tevês nos seguintes canais de TV aberta: 8.2 (direcionado para alunos da Educação Infantil), 8.3 (com aulas para as turmas do Ensino Fundamental l) e 8.4 (com conteúdos para os estudantes do Ensino Fundamental ll). As aulas têm duração de aproximadamente 40 minutos e podem ser assistidas em diversos horários durante o dia. Os estudantes podem optar entre das 8h até as 9h30; das 10h às 11h30; das 13h às 14h30; das 15h às 16h30; das 18h às 19h30; e das 20h às 20h30.


No canal 8.2 (direcionado para alunos das Educação Infantil) todas as aulas são iguais durante o dia. Já nos canai 8.3 (com aulas para as turmas do Ensino Fundamental l) e 8.4 (com conteúdos para os estudantes do Ensino Fundamental ll) , estudantes e responsáveis devem ficar atentos às aulas direcionadas para a cada turma. As disciplinas serão informadas anteriormente.


Como são três canais e cada um deles direcionado para uma determinada faixa etária, as atividades são atrativas e realmente voltadas para a fase escolar em que a criança se encontra.


A professora Rosana Bispo Ursini de Abreu, que é uma das técnicas responsáveis pela parte pedagógica dos conteúdos do "Vamos Aprender" na Seme, lembra que o projeto é mais uma forma que a Prefeitura está garantindo o direito dos alunos terem acesso às disciplinas em suas casas. "O conteúdo pedagógico que eles estão assistindo pela TV está alinhado ao que já têm pela internet e ao que algumas famílias recebem impresso, por não terem acesso à internet. Além disso, é um programa que permite acessibilidade, pois todas as aulas contam com tradução em Libras".


Rosana acrescenta, também, que todo o material segue a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que rege as normas das educação em todo o País. "É um conteúdo rico e vem para acrescentar ao trabalho que já vem sendo realizado pela Seme. Além disso, pela TV, os pais também podem assistir às aulas. Isso vai gerar uma grande interação e integração da família, o que vai gerar bons frutos na aprendizagem da criança".


O Prefeito Juninho reforça a importância de garantir a aprendizagem.  “Esta é uma estratégia que adotamos, já que as aulas presenciais estão suspensas. Continuaremos com a nossa plataforma on-line, mas sabemos do grande potencial que a televisão tem e como nos ajudará a dar continuidade no processo de ensino-aprendizagem dos nossos alunos durante a pandemia de forma mais democrática.”


A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Cariacica e a Fundação Lemann. A fundação cedeu ao município 180 aulas do projeto “Vamos Aprender”, que foram avaliadas pela equipe pedagógica municipal e irão contribuir para uma melhor entrega do ensino remoto, além de  compor a estratégia de ensino hibrido, que está sendo planejado pela Secretaria Municipal de Educação para os próximos meses, devido a pandemia causada pela Covid-19.


O objetivo do "Vamos Aprender" é oferecer conteúdos educacionais de qualidade para serem veiculados pela TV como estratégia de ensino remoto. E a equipe escolheu a televisão como meio de transmissão por ser o meio mais democrático de disseminação de conteúdo e atividades educativas, devido à sua facilidade de acesso.


O "Vamos Aprender" não pretende percorrer todo o currículo, mas sim complementar a programação educativa das redes de ensino. Ou seja, será mais um incentivo para os estudantes, que já contam com atividades on-line desde o mês de março, quando as aulas presenciais foram interrompidas devido à Covid-19.


O material que está sendo veiculado pela televisão também é um incentivo para os estudantes que não têm acesso à internet e recebem as atividades impressas. As escolas marcam horário para que os responsáveis busquem o material nas escolas para que não haja aglomeração.


Para o secretário municipal de Educação, José Roberto Martins Aguiar, o projeto é uma forma democrática que irá acrescentar na aprendizagem e isso não contempla apenas 2020. "A parceria com a TV e, principalmente, com a Fundação Lemann, por meio das aulas, nos ajudará a ser mais democráticos, uma vez que o meio de comunicação mais acessível e democrártico ainda é a TV. Diante disso, vamos usar a televisão como uma das principais estratégias para o aperfeiçoamento do ensino híbrido na rede de ensino, por meio de um calendário que passou a ser, a partir deste ano, bianual. Ou seja, nossas estratégias de ensino respeitam um contínuo curricular, que são as competências e habilidades essenciais de 2020, que é o que está sendo feito neste período de distanciamento social, e com o retorno das aulas presenciais em 2021, faremos o aprofundamento dos conteúdos, tanto de maneira presencial como não-presencial. A TV será uma das principais ferramentas de acesso à aprendizagem, além do ensino presencial."


A plataforma #DeverEmCasa continuaráno ar, no site https://sites.google.com/edu.cariacica.es.gov.br/portaldeveremcasa, com objetivo principal de contribuir na construção do conhecimento dos estudantes e  colaborar com o processo de fortalecimento da aprendizagem. As atividades continuarão sendo disponibilizadas on-line e nas escolas para os alunos da rede municipal.


Sobre as parcerias:


A iniciativa é resultado de uma parceria do município de Cariacica com o projeto "Vamos Aprender", que foi desenvolvido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), com apoio da Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho, do CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) e da Unesco. O "Vamos Aprender" disponibiliza, gratuitamente, programas educativos para redes de ensino com conteúdo dirigido a estudantes de todas as etapas da educação básica: Educação Infantil, anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O conteúdo oferecido conta com parceria de várias instituições,como Canal Futura, Khan Academy, MultiRio, entre outras, que disponibilizaram gratuitamente seus materiais pedagógicos.