Google For Education traz diversas possibilidades mantendo a qualidade que já existe

A tecnologia é uma grande aliada da educação e, em tempos de pandemia, isso ficou ainda mais evidente. Por isso, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) realizou, na manhã desta quarta-feira (12), uma live, no YouTube, para falar sobre as vantagens que o Google For Education já está trazendo para toda a comunidade escolar da rede municipal de educação. O evento foi aberto à toda a população.

Cerca de 1.400 pessoas participaram do evento que foi comandado pela diretora de Projetos Pedagógicos da GetEdu, Marcele Aline, e por Wellington Maciel, gestor educacional da mesma empresa.

De forma bem didática, os dois mostraram para estudantes, responsáveis dos alunos, munícipes e toda a comunidade escolar que acompanhava como está funcionando, na prática, o programa que chegou para manter a qualidade de ensino que chega até os estudantes, mesmo que as aulas estejam sendo realizadas de forma remota devido à necessidade de distanciamento social provocada pelo coronavírus.

Entre as ferramentas que já começam a ser disponibilizadas para professores, alunos e seus responsáveis e que os palestrantes abordaram estavam os e-mails do Gmail, que cada professor e cada estudante terá uma conta individual para se comunicar no espaço escolar.

"A Seme vai informar para as escolas quais são estas contas e isso será disponibilizado para educadores e estudantes. Cada conta será personalizada e terá uma senha", explicou Marcele Aline.

Wellington Maciel completou que as contas do Gmail institucional têm espaço ilimitado, diferentemente do Gmail particular. "O Google entende que para professores e estudantes há essa necessidade. Além de uma segurança extrema em toda a plataforma Google For Education, que conta com filtros de publicidade e padrões internacionais. Os responsáveis podem ficar tranquilos com as crianças".

Os representantes da GetEdu - que é uma das empresas parceiras do Google For Education no Brasil, que tem como missão inovar a educação no País, capacitando professores para usar a plataforma da melhor maneira possível - também falaram sobre o Google Classroom.

"Com ele, o estudante vê em casa tudo o que veria na sala de aula física. O professor cria a sala de aula virtual e, através dela, passa o conhecimento para cada aluno, que poderá interagir neste mesmo espaço", relatou Marcele.

Google Meet

Outro tópico importante é o acesso ao Google Meet, que antes da pandemia, era utilizada apenas por empresas para fazer reuniões, mas, agora, é um aliado para que os educadores possam fazer aulas on-line e gravar conteúdos para seus estudantes.

"O Meet é um caso de multimídia que tem alcançado ótimos resultados. A verdade é que, atualmente, as ferramentas do Google são pensadas para a educação e não para os escritórios. E, assim, a educação pode ir para qualquer lugar", disse Wellington.

Ao que Marcele acrescenta. "Isso porque o Google acredita que as ferramentas não serão utilizadas apenas neste momento, durante a pandemia. Isso é para a vida", afirmou ela.

O secretário municipal de Educação, José Roberto Martins Aguiar, disse que a Seme buscou algo diferenciado e necessário no momento para atender seus alunos.

"A tecnologia ganha uma importância ainda maior nesta fase em que não temos a chance de ter contato pessoal e o limbo que foi deixado nesse período será compensado com essa novas ferramentas tecnológicas. Os professores são os protagonistas desse trabalho, em que os alunos estarão cada vez mais integrados à rede municipal de educação".

Conteúdo

Essas são apenas algumas das possibilidades que a rede municipal de educação de Cariacica tem a oferecer neste momento. O Google For Education traz uma variedade de alternativas para enriquecer o ensino e manter a qualidade de conteúdo que já existe.

A plataforma será disponibilizada para estudantes da Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Desde o dia 1º de agosto, todas as atividades educacionais realizadas pela Seme são válidas como horas letivas.

Os alunos que não têm acesso à internet, recebem as atividades e as chaves de correção impressas. Para isso, basta que a família ligue para a escola onde a criança está matriculada. Será agendado dia e horário para a entrega do material.