Assinada Ordem de Serviço para a retomada da obra do Cmei Campo Verde

Os moradores de Campo Verde I têm uma bom motivo para comemorar, pois na manhã desta segunda-feira (10), foi assinada a Ordem de Serviço para a retomada da obra de construção do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Campo Verde, o que gerará 400 novas vagas no município para crianças de 4 e 5 anos. Devido à pandemia provocada pela Covid-19, o evento aconteceu de forma virtual e foi transmitido pela internet no Facebook da prefeitura. Esta foi a primeira assinatura de Ordem de Serviço transmitida de forma virtual e a videoconferência pôde ser acompanhada por toda a população em tempo real.

Além do prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, o Juninho, estavam em seu gabinete, o vice-prefeito, Nilton Basílio, e o secretário municipal de Educação, José Roberto Martins Aguiar. Os três assinaram o documento que determina o início da obra. Também participaram do evento, de forma virtual, liderança comunitárias e representantes da Secretaria Municipal de Educação (Seme).

Com a retormada da obra nesta segunda-feira, o Cmei contará com dez salas de aulas, com capacidade para atender 200 crianças no turno matutino e outras 200 crianças no turno vespertino.

A área total de construção será de 1.169,96m², que compreenderá banheiros de alunos (masculino e feminino), banheiro para pessoas com alguma deficiência, sala múltiplo uso, secretaria, direção, sala de pedagogo, depósito de material didático, banheiro de professores (masculino e feminino), cozinha, depósito de merenda, sala de pré-preparo, área de serviço, depósito de material de limpeza, vestiários para funcionários (masculino e feminino), pátio coberto e áreas não edificadas (pátios descobertos, jardins e acessos).

Para o prefeito, a retomada da obra é algo muito importante para o município e mostra o quanto a equipe de Seme é competente. Ele lembrou que, todas as obras que está executando, ou serão finalizadas ou terão dinheiro em caixa para seu término. "Deixarei o mandato com o dinheiro em caixa para todas as obras que estamos retomando", afirmou.

O secretário de Educação explicou que o Cmei Campo Verde vai trazer benefícios para uma parte expressiva da população de Cariacica. "O canteiro de obras já está sendo preparado para que, a partir de agora, a obra recomece, continue ao longo de 2021, e em 2022, as novas vagas possam estar disponíveis para as novas matrículas. Será um Cmei muito bonito e pronto para atender as crianças".

Histórico

A obra do Cmei Campo Verde foi aprovada no contrato Nº 184/2011, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), firmado em 1º de agosto de 2011 e estava sendo realizada pela empresa Concena Construções e Serviços Ltda, desde 1º de fevereiro de 2012. A empresa venceu a licitação na modalidade Concorrência Pública (CP nº 016/2010, processo nº 24.119/2010).

A obra estava paralisada desde o dia 2 de janeiro de 2014, pois, na ocasião, devido a não disponibilização dos recursos do FNDE a Seme suspender a obra. Agora, a Prefeitura finalizará a construção com recursos próprios.

Até o momento, foram executados 40,60% da obra, que inclui toda infraestrutura dos blocos 01, 02, 03 e 04, alvenaria e chapisco do bloco 01, pilares e vigas do bloco 02 e 04, laje de piso, pilares e vigas do bloco 03. Os outros 59,40%. da obra serão realizados a partir de agora pela Concena Construções e Serviços Ltda.

O valor total da obra é de R$ 1.890.280,04 (valor do contrato e aditivos). Na primeira fase, já foram pagos R$ 767.390,85. Com a retomada da obra serão pagos R$ 1.122.889,19. O prazo para conclusão da obra é de 380 dias.