Parceria entre #DeverEmCasa e Ensina Brasil é destaque na Educação

A plataforma #DeverEmCasa tem se tornado um dos pilares da Educação em Cariacica. Através do programa, desde que as aulas foram interrompidas, em março deste ano, devido à pandemia provocada pelo coronavírus, é uma forma de manter o vínculo entre os professores e seus alunos. As vantagens desse projeto para a Educação e para as crianças foi um dos assuntos discutidos pelos educadores da rede municipal de ensino de Cariacica, na manhã desta quinta-feira (30), durante o Encontro Anual do Ensina Brasil e da Prefeitura.

O encontro foi virtual e contou com a participação do vice prefeito, Nilton Basílio, do secretário municipal de Educação, José Roberto Martins Aguiar, e da diretora da Organização Não-Governamental (ONG) Ensina Brasil, Elisa Adler, além de diversos educadores que atuam no município.

Entre os educadores estava a professora de Ciências na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) João Pedro da Silva, localizada em Porto de Santana. Ela ressaltou que uma das maiores características do projeto #DeverEmCasa é a troca que há entre os professores. "Formamos 10 equipes para a produção de vídeos e para a produção de material impresso para os estudantes que não têm acesso à internet e isso faz com que busquemos ainda mais o conhecimento", disse a professora.

A transmissão e busca pelo conhecimento também é destacado pela diretora da ONG Ensina Brasil, Elisa Adler. Ela lembra que o programa chegou em Cariacica em 2019, com vontade de ajudar na construção do bem para a Educação.

O Ensina Brasil atua em mais de 50 países, fazendo intercâmbio de educadores e expandindo oportunidade educacionais. A ONG é parceira da Prefeitura desde 2019. Em Cariacica, há 50 educadores envolvidos, mais de mil alunos já participaram do projeto, foram produzidos 75 vídeos e impressas 75 atividades para manter o aluno sempre envolvido com a escola, dentro da plataforma #DeverEmCasa.

"Passar educação para o outro envolve desafios, mas estamos construindo uma história junto à Secretaria de Educação de Cariacica, em que já foram realizados mais de 40 projetos e muitas ações conectando os alunos. Educação é afeto e estamos apenas no início de uma história que trará bons resultados", disse Elisa.

Foco no aprendizado

A troca de conhecimento também é destacada pela coordenadora do Ensino Fundamental II, coordenadora do #DeverEmCasa no Ensino Fundamental II e coordenadora do Ensina Brasil em Cariacica, Melina Carminati. "Para nós é um grande valor receber estes educadores que vêm de outros estados e abraçaram Cariacica para ajudar no crescimento da Educação. O foco deles é o aprendizado".

Para o vice-prefeito Nilton Basílio a importância de se debater a Educação e suas conquistas devem ser valorizadas, pois é um legado que a atual administração deixará para a cidade. "Estamos construindo uma Educação melhor para o município".

O que também destaca o secretário municipal de Educação, José Roberto Martins Aguiar, lembrando que, mesmo durante a pandemia, o vínculo entre escola e estudantes está sendo mantido através da plataforma #DeverEmCasa. "A Educação está em todos os bairros de Cariacica e cada educador busca passar um aprendizado de qualidade para as nossas crianças".

O secretário acrescenta que a parceria com o Ensina Brasil também foi muito importante, pois ajudou a reduzir a evasão escolar e fez com que muitos estudantes se sentissem cada vez mais parte da comunidade escolar.

O que concorda a professora de História na Emef Padre Anthonius Lute, localizada em Nova Esperança, Poliana Orlandi. "Com o Ensina Brasil e o #DeverEmCasa conseguimos desenvolver projetos relevantes para os bairros e para a comunidade escolar desses bairros. Assim, o aluno passa a ter mais vontade de estar na escola e de aprender. Tenho muito orgulho de fazer parte desta rede", relatou.

O secretário de Educação lembrou, ainda, que a partir de 1º de agosto as atividades do #DeverEmCasa passam a ser válidos como dias letivos e isso é mais uma forma de ajudar os alunos da rede municipal. "O que queremos é dar condição aos nossos alunos de poderem controlar seu futuro da melhor forma possível".