Cariacica mantém fiscalização intensa durante a pandemia, mas baixa adesão ao isolamento elevou o risco da cidade

videoconferência Compecov 21 de julho de 2020"Cariacica está realizando trabalho de fiscalização intenso, diuturnamente, em parceria com os Bombeiros e a Polícia Militar." A afirmação foi do Comandante do 6º Batalhão de Bombeiros Militar, Márcio Nascimento Rodrigues em videoconferência do Comitê de Monitoramento das Ações de Prevenção e Enfrentamento aos Efeitos do Coronavírus (Compecov), na manhã desta terça-feira (21). Ele completou a análise dizendo que o motivo da cidade ainda se manter no nível alto de risco, na matriz usada peo Governo do Estado, se deve também à baixa adesão ao isolamento social.

Nesta reunião ainda foi levantada a necessidade de uma força-tarefa envolvendo servidores das diversas secretarias municipais para alimentar o sistema de dados da covid do Estado com os casos que já apresentaram cura, o que também baixará o índice da cidade. Sob comando da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a estratégia já terá início nesta quarta-feira (22), com a equipe contatando cada um dos casos registrados como positivo para Covid-19, que ainda não registraram baixa no sistema.

Presidido pelo prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho, o Compecov foi criado pela Prefeitura de Cariacica e é responsável pelas decisões e análises das ações durante a pandemia. Participaram os secretários de Governo, Saúde, Comunicação, Finanças, Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente, Defesa Social, Assistência Social e Procuradoria Geral.

O prefeito Juninho ressaltou que a administração municipal vem adotando medidas que visam ampliar a conscientização sobre o isolamento social e outras hábitos mitigadores, como higiene pessoal e uso de máscaras. "Já fizemos uma campanha educativa via veículos de massa, além de manter constantemente material no site e redes sociais da Prefeitura, carros de som orientando nos locais que tendem a ter maior aglomeração, além da fiscalização constante. Isso tudo é essencial e vamos continuar com essas medidas para proteger o máximo de pessoas possível", comentou Juninho.