Incentivo ao protagonismo juvenil dos estudantes é tema em formação on-line de professores

Por , postado em 09/07/2020

Os professores da rede municipal de ensino de Cariacica participaram de mais uma formação on-line nesta semana. Desta vez, 120 educadores tiveram acesso à atividades dos projetos oferecidos pelo Programa EDP nas Escolas, do Instituto EDP, em parceria com a DreamShaper e a Secretaria Municipal de Educação (Seme), por meio da Gerência de Educação Integrada.

A formação envolveu professores das Escolas Municipais de Ensino Funfamental (EMEFs) Stélida Dias, Renascer, Valdeci Cezário, Valdici Alves Baier, Laurinda Pereira Nascimento, Maria Guilhermina de Castro, Talma Sarmento de Miranda, Maria Augusta Tavares, Euvira Benedita da Silva, Antero José do Nascimento, Antário Alexandre Teodoro Filho, Manoel Paschoal de Oliveira, Zaíra Manhães de Andrade, Manoel Melo Sobrinho, Antônio Coutinho de Oliveira, São Jorge, Sebastião Rodrigues Sobrinho, Virgílio Francisco Schwab, Oliveira Castro, Terfina Rocha Ferreira, João Pedro da Silva, Hilário Vieira da Silva, Martim Lutero, Almerinda Portela Colodette, Celestino de Almeida, Hilda Scarpino, Eurides Gabriel, Padre Anthonius Lute, Joana Maria da Silva, Ayrton Senna, Rosa da Penha, Augustinha Muniz de Oliveira, Professor Cerqueira Lima, Ângelo Zani, além da Estação de Ciências Escola do Campo Margareth Cruz Pereira.

Os projetos oferecidos pelo Instituto EDP utilizam a ferramenta on-line de aprendizagem com base em projetos DreamShaper, em que os estudantes, mediados pelos professores, constroem seus projetos cooperativamente relacionando-os com seus interesses e com os conteúdos ministrados nas diversas disciplinas escolares.

A plataforma guia os estudantes por uma metodologia de trilhas, um passo a passo de desafios, que os incentiva a pesquisar, criar e debater cada parte do seu projeto. Dessa forma, o estudante aprende a medida em que desenvolve competências socioemocionais e relacionadas ao mundo do trabalho, além de ter acesso a um conjunto de materiais pedagógicos que fomentam sua autonomia e protagonismo no processo de ensino e aprendizagem.

Orientação

Na plataforma Dreamshaper, os professores podem orientar, contribuir e avaliar todo o trabalho dos estudantes, pois trata-se de uma ferramenta simples e intuitiva, de forma a facilitar todo o trabalho de ambos.Segundo o Gerente de Operações da Plataforma Dreamshaper, Felipe Rodrigues, as metodologias da plataforma possuem versatilidade de forma que podem ser adaptadas conforme os currículos das disciplinas e os tipos de projetos desenvolvidos nas escolas.

Para este ano, a Dreamshaper, juntamente à Gerência de Educação Integrada e a Coordenação de Educação Ambiental da Seme sugeriram que os projetos tratem dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas) para cumprir a Agenda 2030, que é um plano de ação mundial elaborado para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade.

"O projeto EDP nas escolas estava previsto para iniciar em abril. Entretanto, com a pandemia foi necessário rever toda a metodologia para adequá-lo no formato remoto. E acredito que vai dar muito certo. A plataforma Dreamshapper conduz o aluno na criação de projeto de vida ou na execução de projetos de cidadania e sustentabilidade com uma visão empreendedora, incentivando o protagonismo juvenil e levando o aluno a explorar suas potencialidades", disse a gerente de Educação Integrada da Seme, Flávia Mendes.