Professora desenvolve projeto para incentivar amizade e solidariedade durante a pandemia

Com as atividades escolares paradas e sem a possibilidade de sair para brincar devido à pandemia, muitas crianças estão presas em suas casas e, muitas vezes, passando quase 24 horas conectadas à internet, sem um objetivo. Para evitar que isso aconteça com a sua filha  e suas amigas, a educadora Rosimery Randolfi de Souza teve a ideia de criar o grupo Desafiadoras no WhatsApp, em que ela e outras duas mães promovem atividades e desafios para ocupar o tempo ocioso de oito meninas.

As participantes têm entre 7 e 15 anos, são moradoras do bairro Bela Aurora, em Cariacica, e são estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ayrton Senna e da Emef Noêmia Costa de Lima, ambas localizadas no bairro Vista Mar.

"Esse grupo já existia e sempre se encontrava nos finais de semana. Como não podemos deixar que elas saiam para brincar, tive a ideia de lançar desafios para que ocupem o tempo. Comentei com outras duas mães, que me ajudam nas atividades", contou Rosimery Randolfi de Souza, que é professora de Ações Inclusivas e coordenadora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Tarcílio Montanari, localizado em Bela Aurora.

Entre os desafios realizados estão cartazes com a frase "Fique em Casa", que foram recolhidos pela professora e doados para comerciantes usarem em seus ambientes de trabalho, doação de roupas usadas e alimentos para pessoas carentes, questões de matemática e de português, plantio de mudas de plantas, criar coreografia de uma música que a menina gosta e a construção de um tapete de Corpus Christi.

As meninas recebem as atividades por um grupo em uma rede social e têm um prazo para cumpri-las. E pela rede social, enviam seus seu resultados. Caso precisem ter contato com a professora, todos os cuidados de prevenção ao coronavírus são tomados.

Assim, as meninas vão juntando pontos e recebem brindes simbólicos, como doces. "Não incentivamos a disputa. Nosso objetivo é que elas usem a internet para se comunicar e mantenham o vínculo de amizade, entendam que não podem sair e o motivo porque estamos em isolamento social. Estamos desenvolvendo o espírito de amizade, companheirismo e solidariedade com esse trabalho", afirmou a educadora.