Moradores de rua são imunizados contra a gripe

Nesta quarta-feira (10), as pessoas em situação de rua foram imunizadas contra o vírus da Influenza. A ação envolveu servidores das Secretariais Municipais de Assistência Social (Semas) e Saúde (Semus) e foram imunizados 33 munícipes. Vale ressaltar que a ação não foi impositiva.


Em um primeiro momento, foram imunizadas aqueles que encontram-se institucionalizadas no abrigo que funciona em Campo Grande. Em seguida, a equipe percorreu pontos da cidade em busca das demais pessoas em situação de rua, para que elas também fossem alcançadas pela medida sanitária.


A equipe foi composta por técnicos em enfermagem, assistentes sociais e educador social. A ação é uma determinação da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), visando a prevenção da Influenza nesta população.


Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), estar imunizado contra a gripe se faz ainda mais importante, conforme explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Lesliane de Amorim.


“Quando a pessoa está protegida contra a Influenza, fica mais fácil o diagnóstico para a identificação de uma possível Covid-19”, explica.


O município tem, aproximadamente, 180 pessoas em situação de rua, somando as que estão institucionalizadas àquelas que ainda vivem nas ruas. Uma nova ação está sendo pensada para que um número maior de munícipes sejam contemplados.


Cuidados


O Serviço de Abordagem Social (Seas) foi mantido em toda a cidade e funciona todos os dias.


No abrigo, foi intensificada a higienização do espaço físico, orientado acerca da diminuição de saída dos acolhidos, ofertados álcool em gel, máscaras de proteção, copos descartáveis, sabão e papel toalha para os usuários bem como para a equipe técnica.


Além disso, há áreas de ventilação externa, ventiladores e aparelhos de ar condicionado que facilitam a circulação do ar para lugares fechados.


Caso algum usuário apresente sintomas relacionados à Covid-19, este será conduzido, imediatamente, ao serviço público de saúde. Não permanecendo nas dependências do serviço, ao retornar permanecerá em isolamento social, mesma medida que será adotada caso algum usuário apresente sintomas de gripe tendo tido ou não contato com pessoas infectadas com o coronavírus.