Comércio da Expedito Garcia passa por fiscalização após novo decreto estadual

Nesta segunda-feira (11) a equipe de Fiscalização Integrada, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec), realizou uma ação conjunta com o Corpo de Bombeiros, na Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande. O objetivo foi fazer cumprir o novo decreto do Governo do Estado neste primeiro dia de abertura do comércio. Foram visitados 134 estabelecimentos.

O decreto em questão prevê a abertura gradual e alternada do comércio de rua em cidades da Grande Vitória, das 10h às 16h. Lojas de produtos para o corpo humano, como roupas e sapatos, abrirão às segundas, quartas e sextas-feiras, enquanto as demais funcionarão às terças e quintas-feiras. Na semana seguinte, os comércios que abriram nos dias ímpares, abrirão nos dias pares.

Estabelecimentos que estavam autorizados a funcionar todos os dias, como materiais de construção e lojas de peças automotivas, da mesma forma, abrirão em dias alternados. Shoppings e bares permanecerão fechados, no entanto, os shoppings estão autorizados a fazer entregas à domicílio e o serviço de drive thru, aquele em que o cliente faz contato prévio com a loja, realiza a compra e vai local somente para retirar a mercadoria, sem sair do carro.

Os restaurantes seguirão fechados aos fins de semana. Nestes dias somente estão autorizados a funcionar comércios como farmácias, distribuidoras de gás de cozinha e água, supermercados, padarias, comércios de produtos alimentícios, lojas de conveniências e de materiais hospitalares, borracharias, oficinas de carros e bicicletas, postos de combustível, lojas de produtos agrícolas e para animais e comércio atacadista.

Foram repassadas aos comerciantes instruções como quais atividades podem funcionar em quais dias, a quantidade de clientes por metro quadrado em cada loja e demais regras sanitárias como uso de máscara e do álcool em gel.

De acordo com o coordenador do Disque-Silêncio, Wagner Pereira, os comerciantes foram receptivos à ação.

“Os lojistas aproveitaram para tirar algumas dúvidas relacionadas ao novo decreto. Não houve nenhuma reação negativa, eu avalio a ação como positiva e foi bem tranquila”, assinala.

Nos próximos dias as equipes continuarão fiscalizando o comércio de Campo Grande.