Defesa Social distribui mais de 600 cestas básicas para taxistas

Dando continuidade às ações que tem por objetivo diminuir os impactos sociais gerados pelo coronavírus, a Prefeitura de Cariacica entregou nesta quinta-feira (23), cestas básicas para os taxistas e permissionários da cidade.

Ao todo, foram 636 cestas básicas entregues para os trabalhadores, tudo através do sistema drive-thru no estádio Engenheiro Alencar Araripe, em Jardim América.

Desde o início da pandemia, a Secretaria de Defesa Social (Semdefes) constatou que taxistas e permissionários foram bastante afetados na sua rotina de trabalho. Por isso, a Coordenação Municipal de Táxi, recorreu ao seu cadastro para identificar esses trabalhadores.

O Secretário Municipal de Defesa Social, Marcos Wiris Rainha, destaca que ação é de grande importância para a classe de taxistas. "Os impactos do isolamento social atingiram a categoria de taxistas de forma considerável, reduzindo a renda mensal dos motoristas devido a falta passageiros. A cesta vem para suprir às necessidades básicas desses trabalhadores no momento de urgência", relata.

Um dos beneficiários da cesta foi o taxista Teófilo José da Costa Neto, que há 23 anos trabalha com o transporte no município, mas agora está parado devido a falta de passageiros. "Essa ajuda veio em uma hora certa para nós. Agora vamos passar esse momento de dificuldade com um pouco mais de tranquilidade", conta.

As cestas contêm os seguintes mantimentos arroz, açúcar, feijão, macarrão, óleo, canjica, fubá, farinha e pó de café.

A Prefeitura de Cariacica vem, desde o mês passado, trabalhando no sentido de atender os cidadãos com a distribuição de cestas. A Secretaria Municipal de Educação (Seme) distribuiu mais de 21 mil kits merenda para os alunos da rede municipal.

Já a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), além de entregar cestas para catadores de materiais recicláveis e as famílias cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), criou a Central de Assistência Social (CAS) para o agendamento da entrega de cestas.

A Central atua para melhor atender as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e tiveram a condição agravada em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A CAS é um canal direto com o cidadão, por meio do qual ele pode ligar para o telefone 3354-5551 e requerer cesta básica emergencial. As famílias são atendidas e no ato da ligação informadas, acerca do benefício e o local de retirada da cesta.

A Prefeitura também vem realizando distribuição de cestas por segmentos. Na semana passada, entregou cesta para os ambulantes que atuam na Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande.