Palmito e pescado são fiscalizados pela Vigilância Sanitária

A Semana Santa está aí e ingredientes fundamentais no preparo da tradicional torta capixaba, que são palmito e pescados, foram alvo de uma ação da Vigilância Sanitária de Cariacica, nesta quarta-feira (08). Foram visitados 32 supermercados. Além das orientações, houve distribuição de folder abordando os cuidados com armazenagem, manipulação, higienização e processamento corretos dos alimentos.


“A abordagem é orientativa e tem o objetivo de aumentar a qualidade do peixe para o consumidor final. Aas orientações fornecidas serão cobradas pela Vigilância Sanitária em fiscalizações durante os dias em que a comercialização dos pescados é intensificada, por conta da Páscoa”, explica o coordenador de Vigilância Sanitária , Fernando Cesar Teixeira.


O coordenador ressalta que a atuação da Vigilância Sanitária é diária. “No período da Semana Santa, o objetivo é conscientizar os comerciantes e consumidores, quanto às orientações que contribuem para preservar a saúde da população”, diz


Dentre as dicas presentes no folder informativo, está o acondicionamento correto do pescado salgado fresco e o tipo congelado. O peixe fresco deve ficar em temperatura de refrigeração de 4°C a 10°C. A embalagem deve cobrir todo o pescado.


Já o peixe congelado deve estar acondicionado em temperatura -18°C a -25°C. As embalagens têm que estar em perfeito estado de conservação.


Em relação ao palmito, houve orientações sobre armazenagem do produto, que pode ser in natura ou processado em conserva. O produto fresco mantém suas características como aroma, sabor, textura e cor por até duas semanas, desde que seja acondicionado em filme PVC flexível e armazenado em condições refrigeradas. Lembrando que a venda da especiaria, nas ruas, está suspensa devido à pandemia de coronavírus (Covid-19).


Outra dica importante repassada aos supermercados nesse período de pandemia de coronavirus: sempre que realizar a manipulação destes produtos, é importante o funcionário fazer a assepsia das mãos de forma correta para evitar a transmissão da Covid-19.