Dengue: aproveite a quarentena para limpar o quintal de casa

Diante da pandemia do coronavírus, a recomendação das autoridades em saúde é o isolamento social. Por isso, ficar em casa é a principal medida para o combate à doença. Nesse período de quarentena, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) é que as pessoas aproveitem o tempo em casa para realizar o combate ao Aedes aegypti.

Medidas simples, como fazer a limpeza de quintais e ambientes que sejam promissores para a proliferação do mosquito, podem ajudar o cidadão a manter sua família saudável e livre da dengue, zika e chikungunya. De janeiro até agora, o município registrou 705 casos de dengue, 07 de zika e 118 de chikungunya.

A Semus, desde o último dia 20, quando publicou no Diário Oficial a Portaria 019, estabeleceu medidas temporárias com relação a alguns serviços oferecidos pela Prefeitura por conta do coronavírus. Dentre elas, a de que as visitas domiciliares realizadas pelos agentes de endemias estão suspensas. “Em alguns locais, os moradores não estavam permitindo que nossos agentes entrassem nas residências, por conta do medo do contágio do coronavírus. Por isso, o trabalho no domicílio acabava sendo prejudicado”, explicou a secretária de Saúde Bernadete Coelho Xavier.

Daí, o pedido de colaboração por parte da população. "Precisamos ajudar um ao outro para ter um coletivo melhor", destacou a secretária. Ela ressaltou que o serviço dos agentes de combate às endemias continua ativo, entretanto, enquanto a Portaria 019 estiver em vigor, eles só voltarão para a rua quando o plano de trabalho for determinado, juntamente com o supervisor, em cima das necessidades do território e situação epidemiológica do local. Além disso, a ação terá que ser validada pela Coordenação da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ).

Nesse momento, pensar no plural é necessário e a colaboração de todos é essencial. Por isso, não faça o descarte do lixo em calçadas, terrenos baldios ou ruas. A Semus pede a colaboração dos cidadãos e orienta que aproveitem esse período para observar o acúmulo de água parada em: garrafas, vasos de planta e pneus. Além de manter lixeiras tampadas e protegidas da chuva, assim como, limpar os vasinhos de planta e vasilhas usadas para colocar água para animais, retirar água de plantas que acumulam água, limpar as calhas, manter caixas d’água e cisternas tampadas e descartar adequadamente objetos que acumulam água.

Não esqueça: fiquem em casa e façam o descante do lixo de forma correta e responsável. A coleta de lixo domiciliar continua sendo feita normalmente.