Saiba como solicitar atendimento dos equipamentos da Assistência Social

Cariacica conta com oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dois Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) que estão fechados desde a última quarta-feira (18), após a publicação do decreto 058/2020, em uma tentativa de conter o avanço do coronavírus (covid-19). Mas os usuários desses equipamentos podem ficar tranquilos, pois a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) não tem medido esforços para manter os atendimentos, que estão sendo feitos via agendamento por telefone.

A secretaria tem recebido, em média, 30 ligações diárias, sendo que os serviços mais solicitados são auxílio funeral e concessão de cesta básica. A espera pelo atendimento depende de cada situação. Conforme explica a gerente de Proteção Social Básica, Hélida Scalfoni Jardim.

“Auxilio funeral, atendemos imediatamente; o Cadastro Único, de acordo com a escala de revezamento e a área de abrangência. Têm situações que conseguimos resolver por telefone e já fazer os encaminhamentos. Não temos como falar sobre prazo de espera, porque depende de cada demanda, algumas marcamos para o dia seguinte, outras atendemos na hora, mas todas serão atendidas”, assinala.

A gerente explica que, ainda que os equipamentos estejam fechados, os técnicos estão trabalhando, incansávelmente, para garantir o acolhimento aos usuários.

“Temos poucos servidores no grupo de risco, praticamente, todos estão em regime de escala. No meu setor só tive dois afastamentos de técnicos, então a maioria está à disposição dos munícipes”, afirma.

Vale lembrar que os Cras oferecem auxílio funeral, cesta básica emergencial, cesta verde, inserção no CadÚnico entre outros. Já os Creas oferecem Serviço Especializado de Atendimento Domiciliar (SEAD), Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e Indivíduos (PAEFI), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) entre outros.

Creas

Mulheres vítimas de violência doméstica encontram ajuda nos Creas, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e Indivíduos (PAEFI). No primeiro, momento a vítima deve procurar a delegacia mais próxima, com o boletim de ocorrência registrado, a delegacia vai fazer o encaminhamento para a equipe do Creas atendê-la. Havendo crianças envolvidas, o Conselho Tutelar é acionado.

Vale lembrar que todas as mulheres vítimas de violência que fazem acompanhamento nos Creas foram informadas, via telefone, que os equipamentos estão fechados e os atendimentos devem ser solicitados por telefone. A equipe da Semas está de prontidão para atendê-las.

Conselho Tutelar

Assim como os Cras e Creas, as quatro regionais do Conselho Tutelar estão fechadas, porém, os atendimentos estão sendo feitos em regime de plantão.

Abordagens

As abordagens aos moradores em situação de rua estão mantidas e sendo realizadas diariamente em todo o município. A escala diurna funciona de 12h às 17h, com motorista e equipe técnica munidos com álcool em gel, luvas e máscaras descartáveis. A escala noturna funciona de segunda a sexta-feira de 17h às 21h e finais de semana e feriado de 12h às 17h.

No abrigo para a população, localizado em Campo Grande, foi intensificada a higienização do espaço físico, orientado acerca da diminuição de saída dos acolhidos em virtude da contenção do covid-19, ofertados álcool em gel máscaras de proteção, copos descartáveis, sabão e papel toalha para os usuários e para a equipe técnica.

Caso algum usuário do abrigo apresente sintomas relacionados ao covid-19, este será conduzido, imediatamente, ao serviço público de saúde. Não permanecendo o usuário nas dependências do serviço saúde, ao retornar ao abrigo permanecerá em isolamento social, mesma medida que será adotada caso algum usuário apresente sintomas de gripe tendo tido ou não contato com pessoas infectadas com o coronavírus.

Telefones para solicitar atendimentos

Cras e Creas: 3354-5555/3354-5551