Cariacica inova com produção de pitaya

A pitaya (nome científico Cereus undatus) é uma fruta que cresce em pequenas árvores e tem origem no México e na América Central. Cultivada geralmente no estado de Santa Catarina, ela agora pode ser encontrada aqui no Espírito Santo.

Com um aspecto exótico e sabor que se assemelha ao kiwi - porém mais adocicado - , e de uma cor que varia entre rosa, vermelho ou amarelo, a pitaya, passou a ser produzida há cerca de um ano e meio, em Cangaíba, Cariacica, pelo produtor rural Moacir Dias Ferreira, 59 anos.

Antes de investir em mais de 20 variedades de pitaya, Moacir produzia nas suas terras aipim, banana-da-terra, banana prata, banana maçã, manga haden e coco. O interesse pela fruta, Moacir conta, surgiu por acaso. “Comecei a pesquisar sobre pitaya, me interessei, achei o fruto bom, saboroso e vi que em Cariacica não tinha essa produção ainda. Fui o primeiro a começar a plantar e hoje tenho 500 pés produzindo há um ano e meio e tenho mais 1.500 para produzir para o próximo ano”, explica.

A versatilidade dessa fruta de casca grossa e espinhenta - também chamada de fruta do dragão, pois os seus gomos se parecem com escamas – chama atenção. A pitaya pode se transformar em suco, sorvete, geleia, mousse e até cocada. “Ela pode ser usada também em drinques. Com a casca também pode ser feito um refogado”, lembra Moacir, que, atualmente se dedica à pitaya e às plantações de banana prata e da terra.

Quando  decidiu que iria plantar pitaya nas suas terras, Moacir tratou de buscar apoio. “Assim que eu comecei a me interessar pela pitaya, eu busquei o Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural), a Secretaria de Agricultura, a Prefeitura de Cariacica. Lá recebi apoio dos engenheiros. Foi feita a análise do solo e foi comprovado que era uma terra boa para plantar a pitaya. Eu não preciso usar adubo, a minha pitaya é orgânica. Minha produção é de frutos grandes, com 600, 700g. Toda semana eu entrego cerca de 100 quilos”, orgulha-se Moacir, que vende suas frutas para os municípios de Cariacica, Serra e Vila Velha.

“A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Cariacica recebeu com muita alegria o Moacir, quando ele disse que estava começando esse plantio porque a pitaya é uma planta exótica. São poucos os produtores no Brasil e no Estado e o Moacir veio com essa proposta inovadora. Hoje, segundo a Secretaria de Agricultura do Estado, ele é um dos maiores produtores dessa fruta no Espírito Santo e está em Cariacica. A nossa secretaria, juntamente com o Incaper, tem feito uma parceria, um suporte técnico na propriedade dele. Ele tem alcançado bons resultados, busca experiências e informações fora. Além dele produzir a fruta, também tem um banco de variedades muito grande e comercializa a muda. Com isso, Cariacica passa a ser uma referência para o Estado e até nacional, na produção de pitaya”, diz o gerente de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Agricultura, Wanderson de Souza Rocha.

Como comer a pitaya?

A pitaya é uma fruta fácil de descascar, pois basta puxar a casca como a banana. A polpa e as sementes são comestíveis. A fruta deve ser mantida em local fresco e seco. Quando for aberta, porém, deve ser consumida logo, para que os nutrientes não sejam perdidos. A polpa ainda pode ser congelada por até 3 meses, quando pode então ser usada posteriormente.