Novos conselheiros tutelares tomam posse

Tomaram posse, na manhã desta sexta-feira (10), os 20 conselheiros tutelares que saíram vitoriosos das urnas nas eleições realizadas em outubro de 2019 para o quadriênio 2020-2024. A solenidade aconteceu no Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande, e contou com uma apresentação musical das crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Padre Gabriel e Rio Marinho.


A escolha dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCAC) foi composta de análise da documentação exigida, curso de formação e prova de conhecimentos específicos de caráter eliminatório. As eleições foram realizadas conforme previsto no art. 139, da Lei nº 8.069/90 e Resolução nº 152/2012, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).  


Após a solenidade os conselheiros seguiram para as regionais localizadas em Itacibá, Cariacica Sede, Vila Palestina e Bela Vista. Quatro conselheiros atuarão em cada unidade, exercendo atividades em regime de dedicação exclusiva, durante o horário previsto no art. 34 da Lei Municipal nº 5.396/2015 para o funcionamento do órgão, sem prejuízo do atendimento em regime de plantão/prontidão, assim como da realização de outras diligências e tarefas inerentes ao órgão.  


A pedagoga, Eliene Ferreira Lopes, foi a candidata mais votada na Regional I (Itacibá) e não escondeu a emoção em tomar posse. Ela conta que este será seu primeiro mandato como conselheira tutelar no município e dedicação será a palavra de ordem.


“Estou bem ansiosa. Quero me dedicar porque é uma área que eu gosto muito, requisitar e fazer valer os direitos das crianças e dos adolescentes. Criei cinco filhos com muitas dificuldades, então sei que para uma família estar bem, seus filhos também têm que estar”, conclui.  



A presidente do COMDCAC, Lilian Sousa Lopes, deu as boas-vindas aos novos membros do Conselho Tutelar do município e reforçou o desejo do órgão para esta nova gestão.


“Esperamos que eles exerçam o papel deles, que é zelar pelos direitos da criança e do adolescente, com muita ética e compromisso, conforme estabelece a lei”, afirma.