Entregas às Associações Rurais de Cariacica somam mais de R$ 4 milhões em sete anos

As associações municipais de Mulheres Rurais, de Aquicultores, de Produtores Rurais e dos Catadores e Caranguejeiros receberam, na manhã desta terçã-feira (11), a doação de veículos e equipamentos em definitivo. Alguns dos equipamenos eram bens públicos e estavam com os produtores sob concessão, passando agora, por meio da Lei 6.012/19, a serem bens de cada uma das associações. Com esta entrega, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), a Prefeitura de Cariacica alcançou mais de R$ 4 milhões em investimentos e compra de equipamentos, captados via emendas e convênios, destinados à Agricultura nos últimos sete anos.

Ao todo foram doados quatro pick-ups de pequeno porte, 10 roçadeiras lateriais, dois trituradores de galhos, uma batedeira de cereais e seis caminhões baú, sendo um deles novo, com baú refrigerado, destinado à Associação de Aquicultores de Cariacica (ACICA).

Antônio Pereira assina a doação dos equipamentos ao lado do prefeito, vice-prefeito e secretário de agricultura

Para o senhor Antônio Pereira dos Santos, produtor rural e presidente da Aproder, o ano de 2019 foi dos melhores na história da agricultura em Cariacica. "Nós entregamos produtos que vão alimentar crianças, por isso nossa responsabilidade é enorme. Que este trabalho que estamos fazendo hoje, que fique de inspiração para os que vierem depois, porque os avanços que conseguimos nos últimos anos precisa ser mantido nos próximos anos. Estamos fechando 2019 com chave de ouro, um dos melhores anos trabalhados na agricultura de Cariacica. É com orgulho que chegamos neste ponto e agradecemos à administração pelo apoio", reiterou o produtor.

As outras associaçõs beneficiadas foram: Associação de Produtores Rurais de Boa Vista (APROVISTA); Associação de Produtores de Roda D'água (APRODER); Associação de Pescadores Artesanais da Grande Nova Rosa da Penha (ASCAPENHA); Associação de Produtores Rurais de Cachoeirinha e Sabão (APRUCAS); Associação Comunitária dos Produtores Rurais de Mungumba (ASCOPRUM); e Associação de Muleheres Rurais das Comunidades de Cachoeirinha e Sabão (ASMURCAS).

O secretário de Agricultura, Antônio Carlos Cesquim, entende que se faz justiça com este ato. "Estes bens estavam em concessão de uso, mas foi nosso entendimento, inclusive do prefeito Juninho, que, já que foram destinados às associações, deveriam ser incorporados em definitivo ao patrimônio de cada uma delas. Este processo foi possível devido a aprovação da Câmara de Vereadores que entendeu e apoiou a iniciativa", disse o secretário.

O prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho, ressaltou que a área rural e os produtores que trabalham na cidade sempre foram vistos como prioridade pela administração. "Iniciamos, ouvindo de vocês as principais reivindicações, melhorando as estradas da região. Mas não é só com estradas que se produz, por isso trabalhamos na capacitação, assessoramento e compra de equipamentos para qualificar a produção rural do município. Em muitos casos de emendas, a contrapartida da Prefeitura foi superior a 50%, mas assumimos na totalidade dos casos pela importância que a produção rural tem para a cidade", afirmou Juninho.