Programa Rural Total já inscreve produtores e criadores de Cariacica

Produtores rurais do município compareceram ao auditório do Palácio Municipal nesta quarta-feira (23) para conhecer o programa Rural Total. A novidade prevê consultoria gerencial e individual aos produtores a fim de torná-los empresários do campo. Participaram do seminário de abertura 50 proprietários rurais. O atendimento é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e enfoca melhorias na produtividade no meio agrícola

IMG_3388

O secretário de Agricultura, Carlos Cesquim, pontuou o benefício econômico para o bolso do produtor

Cariacica é a segunda cidade a aderir ao programa, pioneiro no Espírito Santo. A atividade está em andamento na cidade de Afonso Cláudio com a participação de 120 produtores rurais. “É uma oportunidade única para os produtores rurais. A aproximação do Sebrae possibilitará que as propriedades rurais seja um negócio rentável. Assim, o proprietário poderá obter um lucro. Para isso, é importante aderir ao programa que não terá custo algum ao produtor”, declarou o secretário de agricultura, Carlos Cesquim.

AbadoGomesRuralTotal2

Programa permitirá ao homem do campo aperfeiçoar o gerenciamento de sua propriedade

Durante o seminário de apresentação, o representante do Sebrae, Abdo Gomes, expôs o objetivo e o formato do programa que contribuirá com o desenvolvimento das propriedades rurais. “No final da consultoria, o proprietário terá condição de avaliar o quanto custou à produção e de separar o dinheiro da atividade e do produtor, pois quando não há esta organização, no final, não se sabe mais o que é rentável. Então, o projeto tem esse cunho de ajudar na gestão da propriedade”, esclareceu Gomes.

juninhoRuralTotal3

O prefeito destacou a importância da parceria entre o poder público, Sebrae e associações dos produtores rurais para o desenvolvimento do campo

O prefeito Geraldo Luzia Júnior destacou que a presença dos parceiros, como o Sebrae, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e os produtores rurais organizados agrega força para o aprimoramento da produção. “Esta discussão visa melhorar a produção de vocês, com técnicas apuradas, estudos e experiências. Hoje, nós temos ferramentas e serviços para auxiliar no gerenciamento da propriedade. Para aproveitar cada vez mais o potencial da área rural do município é necessário que os produtores e produtoras rurais estejam cada vez mais inseridos nos serviços disponíveis. E, o programa Rural Total é uma oportunidade para a inclusão”, motivou Juninho.

Inscrições

Agora, a Semag realizará a inscrição dos produtores interessados em aderir ao programa. Após esta etapa, o próximo passo são as oficinas com foco no controle financeiro e no custo para produzir no campo. E, posteriormente, os produtores receberão o consultor do Sebrae em suas propriedades. Serão 16 horas de consultorias intercaladas, conforme a programação do proprietário. Na visita, o profissional fará o levantamento histórico da propriedade e, com o diagnóstico, definirá algumas tarefas a serem executadas pelo produtor. Depois, o consultor retornar para avaliar os resultados.

Serviço:

Rural Total: programa do Sebrae que leva consultoria financeira e gerencial aos produtores do campo

Informações: 3346-6292 (Gerência de Desenvolvimento Rural e Pesqueiro)