Aberta votação popular em projeto do Meio Ambiente e da Agricultura em parceria com produtores rurais

O projeto "Saneamento no Campo" desenvolvido por técnicos das Secretarias de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec) e Agricultura e Pesca (Semap) em parceria com a Associação de Produtores Rurais de Roda D’água (Aproeder) está concorrendo ao edital “Reconhecer” da Vale. A votação popular é online e segue até o próximo dia 10.


O edital foi lançado pela Vale para financiar projetos nas áreas de saúde, educação entre outras. A projeto, que foi inscrito pela Aproeder, está concorrendo na categoria Saúde.


Ao todo foram inscritos 178 projetos, desses, 20 passaram para a fase de voto popular e no final 12 serão contemplados. O projeto desenvolvido pela Semdec e a Semap consiste na instalação de fossas sépticas na área rural, o valor pleiteado é R$ 30.000,00. Todo o montante será repassado para a Aproeder.


De acordo com o coordenador de Saneamento Ambiental da Semdec, Henderson Barros Trancoso, os produtores rurais estão muito felizes com a possibilidade de serem contemplados, visto que a construção de fossas sépticas é uma demanda antiga da localidade rural da cidade.


“Como o contrato com a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) não contempla a área rural, a gente tem que pensar alguma forma de tratar o esgoto das famílias que moram nessa região. A área rural hoje não é atendida nem por água, nem por esgoto, a captação de água é feita por poço e a gente não sabe como essa água está sendo tratada, e esgoto não tem, isso se reflete na qualidade de vida dos moradores, porque sabemos que esgoto tratado diminui a incidência de doenças”, explica o coordenador.


Qualquer pessoa pode votar quantas vezes quiser até o dia 10 de novembro. 


Clique aqui e confira o link para votar