Agroindústrias de Cariacica recebem autorização para comercializar produtos de origem animal em todo estado

Depois de passar por etapas de adequações na legislação e auditorias técnicas, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) aderiu ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf).

Isso significa que a partir desta quarta-feira (23), as fábricas de laticínios Mochuara e Sítio Um Sonho a Mais, podem comercializar os produtos de origem animal em todo o território estadual. Antes disso, por meio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), estes agricultores tinham permissão para realizar o comércio de seus produtos somente no município de Cariacica.

Na ocasião, os proprietários Gilberto Leite Vieira (Mochuara), da comunidade Moxuara, e Kemisson Geraldo Scalzer (Sítio Um Sonho a Mais), da região de Boa Vista, ainda receberam um certificado emitido pela Semap com o objetivo de informar aos consumidores dos produtos destes estabelecimentos sobre a permissão.

Também na manhã do dia 23, foi assinado o Termo de Cooperação Mútua (nº 012/2019), entre o Idaf e a Prefeitura de Cariacica, para a realização de análises laboratoriais dos produtos e da água utilizada nas agroindústrias.

O que é o Susaf?

É um sistema que tem por objetivo promover a equivalência entre os serviços de inspeção municipais (SIM) e o estadual (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf), harmonizando os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte de origem animal do Estado.

Na prática, isso significa que a comercialização desses produtores, inicialmente restrita ao município, poderá se estender ao estado, desde que o município tenha aderido ao Susaf/ES.

Além da ampliação de mercado, o Susaf/ES contribui para o fortalecimento dos serviços de inspeção dos municípios, promovendo o avanço no desenvolvimento da agroindústria de pequeno porte, agregando valor aos produtos, ampliando a renda das famílias. Destaca-se ainda o ganho em saúde pública, com a oferta de alimentos saudáveis e seguros aos consumidores e a prevenção de doenças transmitidas por alimentos de origem animal.