Agricultura compra 9,5 toneladas de mantimentos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos

Na manhã desta quarta-feira (23) a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) realizou a compra de 9,5 toneladas de alimentos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). As mercadorias beneficiarão 15 entidades e cerca de 400 famílias cadastradas nos dois Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e nos oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras).


Os produtores rurais cadastrados entregaram os produtos no Banco de Alimentos Josué de Castro em Rosa da Penha. Um deles é o Dinho Nascimento, 41, nascido e criado na localidade de Boa Vista. Junto à família ele produz bananas prata, maça e ouro além de inhame, aipim e temperos verde.


“Vendi 250 kg de produtos. Para nós esse programa é uma riqueza, nasci na área rural e nunca me empreguei, a minha remuneração vem do campo”, conta.



De acordo com o secretário de Agricultura e Pesca, Antônio Carlos Cesquim Diniz, esse ano foram repassados ao município R$ 300 mil reais para investimento na compra de alimentos. Para ele saem beneficiadas tanto as entidades e as famílias que recebem as doações quantos os produtores rurais que vendem sua produção “em casa”.


“A nossa agricultura tem um envolvimento financeiro em torno de 3 milhões ano, ela é muito beneficiada. Temos trator agrícola que atende o produtor rural e prepara o solo, ele produz e tem o mercado garantido para aquisição do produto dele. Já para as famílias o PAA é importante pois muitas estão em vulnerabilidade alimentar e contam com esse alimento. Chegamos a fazer duas aquisições mensais”, afirma.



Hoje 140 produtores estão cadastrados no programa, eles são da região de Mugumba, Boa Vista, Cachoeirinha, Roda D’Água e Sabão. Cesquim explica que para fazer parte da iniciativa basta fazer a solicitação de cadastro na Secretaria de Agricultura e Pesca.


“Nós verificamos a documentação, a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), a escritura ou documento de posse do terreno e fazemos uma visita para verificar se ele é agricultor mesmo. Ele estando apto, fazemos um contrato de parceria e com esse contrato ele pode entregar no PAA”, explica.


Além do PAA outras formas de fortalecer a agricultura local são a Compra Direta de Alimentos (CDA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).


Distribuição


Nesta quarta-feira as entidades inscritas no município já começam a receber os alimentos, amanhã será a vez de as famílias cadastradas nos Cras e Creas retirarem os mantimentos no Banco de Alimentos. Já os munícipes acamados, cujas famílias estão cadastradas no Serviço de Acompanhamento Domiciliar (Sead), receberão as doações em casa.


A subsecretária de Assistência Social, Claudia Hackbart, destaca a importância do programa para as famílias. “Com a realidade social que a gente tem em Cariacica, de boa parte da população que demanda do serviço do município, receber essa ajuda e ter o que comer em casa, com certeza vai fazer a diferença”.