Semcont realiza palestra sobre ética e cidadania com alunos do REAME

Na tarde da última segunda feira (07) 35 alunos e alunas do REAME – Recanto de Atendimento Ao Menor assistiram à palestra com o tema “Transparência, Ética e Cidadania”, ministrada pelo secretário, Eliezer Soares, da Secretaria Municipal de Controle e Transparência de Cariacica (Semcont).

A ação faz parte do programa “Transparência Cariacica”, desenvolvido e promovido pela Semcont, e tem como principal objetivo levar as crianças informações de conhecimento e noções básicas de ética e cidadania de forma divertida e pedagógica para que o público-alvo usufrua da melhor maneira possível da conversa.

O secretário ainda explicou que a importância da palestra vem da necessidade de preparação das crianças para a vida em sociedade, entendendo que seus direitos acompanham uma série de responsabilidades.

O professor Romério Xavier enfatizou que o encontro serviu para o crescimento pessoal das crianças, além de ajudá-los a esclarecerem algumas duvidas. “Foi um encontro muito produtivo pra mim como educador, como para os alunos. O secretario tocou no assunto muito bem. É de suma importância tratar de assuntos como respeito e cidadania. Os alunos estão em fase de desenvolvimento e faz parte do processo de ensino e aprendizagem mostrar a eles a importância do diálogo. Abordamos esses temas em sala de aula, mas é sempre bom reforçar que a ética tem que ser um conceito basicamente do dia a dia”, ressaltou.

Foi entregue ainda aos alunos uma cartilha com pequenas instruções educativas que conscientizam sobre a necessidade de refletir e combater pequenas atitudes antiéticas e ilegais. O objetivo é evitar que tais atitudes acabem sendo percebidas, em nosso cotidiano, como se fossem situações corriqueiras e culturais.

Transparência Cariacica

O programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Controle e Transparência tem como objetivo levar a instituições como colégio, faculdades, associações representativas da sociedade civil, ONG´s, igrejas, empresas ou outras organizações, informações sobre às atividades desenvolvidas pela Prefeitura Municipal de Cariacica.

Texto: João Vitor Gonçales

Jornalista responsável: Marlon Marques