Prefeitura institui o Modelo de Governança e Gestão do programa Em Frente Brasil em Cariacica

Para melhor coordenação e contribuição do Município no âmbito do projeto Em Frente Brasil, de Combate à Criminalidade Violenta, implantado em parceria com os governos Estadual e Federal, a Prefeitura de Cariacica instituiu, por meio do Decreto nº 172, de 7 de outubro de 2019, o Modelo de Governança e Gestão do Projeto Em Frente Brasil. O texto foi publcado com base em orientação do Ministério da justiça e Segurança Pública.

O Decreto foi publicado no Diário Oficial nesta segunda-feira (7) em consideração à importância do projeto, que busca a diminuição dos índices de violência e maior segurança dos cariaciquenses, uma vez que pioneiramente surge com ação do Governo Federal atuando em parceria com o responsável pela segurança pública, Governo do Estado, e do Município, que auxilia nas políticas sociais.

Pela publicação foram criados o Comitê de Governança, com a função de avaliar, direcionar e monitorar as ações do Programa. O comitê é formado pelos secretários de Governo, Defesa Social, Educação, Saúde, Cultura, Esporte e Lazer, presidido pelo prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho. Compõe ainda o coordenador do programa na cidade, o vice-prefeito Nilton Basílio Teixeira.

Projeto Em Frente Brasil

O projeto Em Frente Brasil é composto por duas fases, sendo a primeira voltada à ação das forças policiais, com atuação da Força Nacional junto às polícias locais, sendo Militar, Civil, Bombeiros, Federal e Rodoviária Federal. Já a segunda fase, que está sendo trabalhada simultâneamente, é de investimentos diretos na área social e consta da implantação de serviços como Casa da Mulher Brasileira, Estação Juventude 4.0, programas e cursos de qualificação para as mulheres vítimas de violência.