I Encontro de Grêmios e Representantes Estudantis promove troca de experiências entre escolas

Aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e luta por direitos. Assim é o grêmio estudantil, um espaço composto pelos alunos para representar seus próprios interesses dentro da escola. Para reforçar esse movimento, hoje (24) foi realizado o I Encontro de Grêmios e Representante Estudantis, na Emef Oliveira Castro.


A programação ocorreu nos turnos matutino e vespertino e envolveu alunos e professores das Emefs: Antero José, Oliveira Castro, Professor Cerqueira Lima, Renascer, Amenophis, Maria Augusta e Stélida Dias. Eles puderam trocar relatos sobre as experiências de aprendizado dentro das escolas para construir um ambiente escolar positivo e uma representação legítima em relação à escola.


Rayssa Lacerda, do 8º ano, é membra do grêmio da Emef Oliveira Castro, destaca que há uma colaboração dos professores e diretores a dar voz aos alunos. “Com o grêmio, a gente vai aprendendo cada vez mais. Aprendemos sobre as leis e o que é certo e errado”, comenta.


O professor de Geografia Anderson Souza, tem ajudado a construir o grêmio da escola em que dá aula, a Emef Antero José. No encontro, ele contou sobre os desafios de criar um movimento mais horizontal. “A hierarquização faz parte da cultura da escola brasileira, os alunos estão acostumados com isso. Para mudar isso, temos que criar oportunidades para que eles falem”, ressalta.


Com o trabalho realizado, é possível desenvolver uma noção de política ao entender o conceito a democracia, segundo o professor de Filosofia da Emef Oliveira Castro, Pierre Francisco Alves.


“Em dois anos de grêmio, as mudanças na instituição são notáveis. Os próprios alunos são agentes de transformação. Eles começaram a ser responsáveis pelos processos de construção da escola, o que gera um sentimento maior de pertencimento. Também passar a serem ouvidos, com participação no conselho de classe”, relata Alves.


Texto: Yvena Plotegher
Jornalista responsável: Alcione Coutinho