Artesãos mostram belezas de Cariacica por meio de peças decorativas e utilitários

Três artistas plásticos e artesãos colocam seu amor pela cidade como fonte de inspiração para suas obras. O interessante é que elas não ficam apenas em exposição, se transformando em utilitários para o dia-a-dia, levando as tradições de Cariacica para o cotidiano. A mostra "Sob o Olhar da Artesania" tem este conceito e reúne criações dos artistas Elaine Sohelo, Vilson Barboza e Jocilene Barboza e faz parte da III Mostra de Arte e Cultura de Cariacica.


Está em cartaz na Biblioteca Vila do Progresso, na Estação Cidadania-Cultura, Praça CEU, em Nova Rosa da Penha. No acervo, a ceramista Elaine Sohelo, além de esculturas representando a festa do Congo de Máscaras, levou o kit culinário Soteco. A peça vem composta de uma cumbuca  em cerâmica esmaltada para caldo, porta-tempero em cerâmica em formato de João Bananeira, porta-guardanapo em cerâmica em formato do Monte Mochuara, copinho em cerâmica para aperitivo em formato de tambor de congo, petisqueira e porta-pimenta em cerâmica esmaltada e engobada em formato de casaca e um jogo americano em tecido sublimado com imagens de Cariacica e a receita do soteco, o tradicional caldo  de banana verde oriundo de Roda D’Água.


Já Vilson Barbosa prefere trabalhar com metal e utensílios do mesmo material como reciclagem. Entre eles, correntes de bicicleta, enxadas, pás, peças automotivas. O que iria ser deixado em lixões e poluir o meio ambiente se transforma em relógios,  painéis e esculturas. 


Trabalhando com tecidos e costura, a artista Jocilene, irmã de Vilson, prefere desenvolver mandalas e peças decorativas. A temática gira em torno da religiosidade simples da cultura popular.


Visitante da mostra, a funcionária pública Valeska Cesconeti, 45 anos, gostou do que viu. Moradora de Vale Esperança, ela ficou admirada com a originalidade das peças. "É incrível se constatar que o que poderia ser descartado vira um objeto com uma utilidade prática", elogiou. 


A exposição fica em cartaz até 11 de outubro. Pode ser conferida de segunda a sexta, das 8h às 16h. As peças estão à venda no ateliê dos artistas com preços a partir de R$ 25.


Serviço:


Exposição "Sob o Olhar da Artesania" com os artistas Elaine Sohelo, Vilson Barboza e Jocilene Barboza.


Onde: na Biblioteca Vila do Progresso, na Estação Cidadania-Cultura, Praça CEU, em Nova Rosa da Penha.


Visitação: segunda a sexta, das 8h às 16h.


Temporada: até 11 de outubro.


Contatos dos ateliês dos artistas: Elaine Sohelo (9 9909-6518), Vilson e Jocilene Barboza (9 9933-6239)