Serviços de arquitetura serão viabilizados após assinatura do termo de cooperação técnica entre Prefeitura e Faesa

A Prefeitura de Cariacica e o Centro Universitário Faesa assinaram entre si termo de cooperação técnica para dois projetos, um de cunho social e outro de cunho ambiental. Pelo termo, alunos do curso de arquitetura e urbanismo, design de interiores e engenharia, que fazem parte do projeto de extensão, poderão atuar na confecção de plantas residenciais do bairro Vila Oásis e projeto do Parque O Cravo e a Rosa.

No primeiro, trata-se de um loteamento do Governo do Estado no qual nenhum proprietário possui a escrituração do terreno. Para isso, a Prefeitura já iniciou a emissão dos documentos de habite-se, para aquelas residências que não tiveram seu projeto arquitetônico alterado. Ocorre que, naquelas com alteração, será necessária nova planta da residência, que será desenhada pela equipe de alunos. No fim do projeto, habite-se será emitido pela Prefeitura e a escritura pelo Governo do Estado, promovendo dignidade a inúmeras famílias.

Da mesma forma, sem custos ao município, os alunos irão criar um projeto de ocupação do Parque O Cravo e a Rosa, o maior em extensão da Região Metropolitana, com mais de 300 mil m² de área. O local já teve a primeira etapa conluída pela Prefeitura, com o cercamento e a construção de um complexo esportivo, contendo a Estação Cidadania-Esporte, campo de futebol, pista de Dirt Bike, quadra de areia e parque recreativo para crianças. O objetivo com o novo projeto é complementar a ocupação do parque com área verde e outros equipamentos.

Pela Faesa, quem comentou foi o Diretor de Desenvolvimento Institucional, Erthelvio Monteiro Nunes Junior. "É motivo de muito orgulho participarmos deste projeto. A Faesa está no município há 20 anos e, desde então, procuramos fazer parte da história da cidade, pois sabemos da importância que Cariacica tem para o resto do Espírito Santo. Esperamos ajudar a trazer mais desenvolvimento e crescimento com as ações impactantes no social e ambiental", afirmou Erthelvio.

O secretário de Desenvolvimento da Cidade e meio Ambiente (Semdec), Claudio Denicoli, explicou a metodologia. Segundo ele, os alunos irão passar de casa em casa verificando se houve alteração no projeto inicial e, em caso positivo, irão redesenhar a planta, para, de acordo com a legislação, o município poder emitir o habite-se. "Esse projeto nasceu de uma conversa com o professor Alexandre, da Faesa, e logo ganhou tamanho e possibilidade de execução. Hoje, se fôssemos atender somente com nossa equipe técnica, levaríamos muito tempo devido à rotina do dia a dia, mas com a disponibilidade dos acadêmicos teremos uma agilidade enorme. É um trabalho social fantástico", explicou.

O prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho aproveitou para verificar se havia a presença de moradores que já possuiam o documento municipal. Para estes, a escritura está mais próxima. "O que mais importa para nós, nesta noite, é tranquilizar a todos de que todos receberão escritura e documentação de suas casas. Nosso foco é tentar atender o mais rapidamente e a parceria da Faesa veio contribuir neste sentido. Mesmo aqueles que ainda não foram citados aqui, inclusive os que não puderam comparecer, serão beneficiados", finalizou.

Dona Eloísa Santana Lima foi contemplada com uma residência no conjunto em 2012, após sofrer com inundação na antiga residência, em Itacibá. Porém, nestes sete anos, tinha a insegurança pela falta da documentação. "Foi uma grande surpresa para nós, é mais uma vitória. Minha casa não vendo e não dou, foi um presente de Deus! Dia 30 de 2012 entrei lá, e fiz algumas alterações para melhoria da minha acessibilidade", contou a moradora.