news

Carlos Oliveira leva o show "Ser Feliz" ao Centro Frei Civitella nesta sexta (06)

As belezas naturais da cidade, as memórias afetivas do jeito simples do povo dos bairros próximos ao Mochuara, a vida que pede resistência frente às injustiças e desmandos do cotidiano. Tudo numa vertente de MPB que bebe na fonte dos ritmos regionais de Cariacica. Assim é o show "Ser Feliz", do cantor e compositor Carlos Oliveira. Ele sobe ao palco do Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande, nesta sexta-feira (06), a partir das 19h30.  No repertório do espetáculo, músicas do seu segundo disco, o homônimo "Ser Feliz", contemplado pela Lei João Bananeira, que incentiva a produção cultural de Cariacica e regida pela Secretaria Municipal de Cultura (Semcult). O disco foi lançado em abril deste ano durante os festejos do Carnaval do Congo de Máscaras em Roda d'Água.  "A música que dá nome ao show é uma homenagem a um grande amigo, o músico Claudinho Nascimento, falecido há dois anos e que frequentava a cena musical aqui de Cariacica, parceiro de músicos como Ivan Freitas e Marcos Côco", explica. "Além disso, diante do que temos vivido ultimamente como brasileiros, num cenário agressivo alimentado por um governo que só ataca, merecemos um pouco de felicidade, não?", questiona. Para Oliveira, é cada vez mais necessário que se ocupem espaços com música e arte. "A música deve ser a nossa resposta a esse embrutecimento das pessoas. Cultura e arte sempre questionam e transformam", destaca, lembrando que seu repertório também tem espaço para o debate do que precisa ser discutido. "A música 'Laia' é um dos exemplos. Fala da resistência da raça negra, do que ainda precisamos combater em relação à desigualdade e racismo", descreve. Morador de Alto Boa Vista ("bairro da escola de samba, não esquece de registrar aí", alerta), ele carrega em si os sons das regiões de Cariacica em seu cotidiano. "Sou vizinho do samba, com uma filha intérprete da escola, mas não deixo de relembrar também minhas ligações com o congo de Roda D'Água, onde morei por 10 anos, terra da minha esposa, filha do mestre congueiro Dos Santos. Impossível não ser influenciado por esses ritmos", pontua. No show, ele toca com uma banda, saindo daquele lugar comum de que MPB é intimista, estilo voz e violão. "Essa é a magia da música. No show tem percursão, flauta, contrabaixo, bateria. A gente consegue reunir todo mundo", comemora. Assim, o grupo é composto por Stanley Josias (guitarra), Nenis Maciel (contrabaixo), Anderson Mayone (bateria), David Horton (percursão), Ana Oliveira (flauta) e as backing vocals Ana Oliveira e Malu Barbosa. Carreira Mineiro, Carlos Oliveira se apresenta desde os anos 80, quando fazia parte da banda Ébano. Em 2004, decidiu que iria seguir carreira solo e em 2013 lançou seu primeiro CD, o disco "Pedra Irmã", também com apoio da Lei João Bananeira. Além do congo, atribui sua música às influências de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Djavan. O segundo disco, "Ser Feliz", veio em 2019 com nove canções de sua autoria e uma em parceria com o músico Uiliton Oliveira. Carlinhos já teve a música "Terra Santa" como trilha na TV Gazeta de um vídeo homenageando as belezas de Cariacica. Serviço: Show "Ser Feliz" com Carlos Oliveira.  Quando: nesta sexta (06), às 19h30 Onde: Centro Cultural Frei Civitella, avenida Expedito Garcia, 220, Campo Grande, Cariacica. Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). Podem ser adquiridos antecipadamente pelo 9 9995 3980.  Classificação: livre.