Começa a IX Conferência Municipal de Assistência Social

Ao som de muito congo, começou nesta quarta-feira (28) e segue até o próximo dia 30, a IX Conferência Municipal da Assistência Social de Cariacica. Esse ano o evento tem como tema central “Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social”.

A apresentação cultural ficou por conta de adolescentes da entidade Fé e Alegria. Em seguida a mesa foi composta autoridades, entre as quais o prefeito Geraldo Luzia, o Juninho, que durante seu discurso aproveitou para reforçar que a implementação do Projeto Piloto de Enfrentamento à Criminalidade Violenta na cidade vai além do viés de combate à violência.

“Temos as questões das políticas sociais. Nós já conseguimos, junto a Secretaria da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a Casa da Mulher Brasileira e a Estação 4.0 para juventude, temos R$ 200 mil reais para comprarmos equipamentos desde impressora 3D e outros voltados para inovação, para que os jovens já saiam dali para o mercado de trabalho”.

A procuradora de Justiça do Ministério Público Estadual (MPES) e dirigente do Centro de Apoio de Defesa Comunitária, Célia Lúcia Vaz Araújo, destacou a importância de o chefe do Executivo participar de conferências como essa.

“Quando o prefeito comparece significa que ele está alinhado à essa política e ao que vai ser debatido, o MPES entende que o prefeito sabe o que está acontecendo, do que se trata o evento e que ele quer resolver as coisas, isso passa confiança para a gente”.

A conferência está dividida em três eixos temáticos sendo: 1°) Assistência Social é um Direito do Cidadão e dever do Estado, 2°) Política Pública tem que ter Financiamento Público e 3°) A Participação Popular garante a Democracia e o Controle da Sociedade.

De cada grupo de trabalho serão tiradas cinco propostas que serão tratadas a nível municipal, duas a nível estadual e duas a nível federal. A previsão é que a conferência estadual aconteça no mês de outubro.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (Comasc), Andressa Biancard, o encontro acontece a cada dois anos e tem como propósito ser um espaço de discussão para a busca de melhorias dos serviços ofertados.

“Vivenciamos, no cenário atual, muitos desmontes em torno das políticas sociais, então a assistência social tem que se fortalecer, enquanto política pública, e a conferência é para dar voz e vez aos trabalhadores, usuários e diversos segmentos para fomentarmos essa política e consolidarmos ela no município de Cariacica e a nível nacional também”, assegura.

Fórum

O auditório da Escola  Estadual de Ensino Fundamental e Médio Hunney Everst Piovesan, em Campo Grande, ficou lotado. O motivo é que os usuários e servidores dos oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos dois Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) queriam acompanhar de perto o evento que eles ajudaram a construir por meio das oito pré-conferências.

“E durante esses eventos nós elegemos usuários do Serviço Único de Assistência Social (Suas) que farão parte do fórum, eles irão dizer o que eles precisam para que possamos melhorar a política de assistência social, vai ser o primeiro fórum dos usuários do Suas em Cariacica”, comemora Andressa.