Encontro apresenta resultados positivos do Ensina Brasil em Cariacica

Após seis meses de trabalho intenso na rede municipal de Cariacica, os professores do Programa Ensina Brasil se reuniram na manhã desta quarta-feira (28), junto a demais profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Seme) para o Encontro Semestral de Acompanhamento do Programa de Formação de Lideranças na Educação. De acordo com o secretário de Educação, José Roberto Martins Aguiar, um dos objetivos do programa é garantir que os alunos sejam impactados com uma aprendizagem de qualidade “O encontro semestral foi importante para apresentar tanto para os ‘Ensinas’, como para os professores da rede, o que cada profissional tem produzido em cada escola, e a transformação que tem proporcionado nas instituições que tem recebido o programa. Sem dúvidas estamos felizes com os resultados”, destaca. A reunião foi realizada na Viação Águia Branca e contou com a participação da presidente do Ensina Brasil, Erica Butow, e do prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, o Juninho. “Esse é um momento de troca de informação. E temos que pensar que quando se trata de uma experiência como o Ensina Brasil, que envolve um segmento tão importante como a educação, que é um trabalho realizado com planejamento e que agrega ao que vem sendo construído”, explica o prefeito. O Ensina Brasil passou a integrar a rede de ensino de Cariacica no início deste ano, com 30 profissionais. Trata-se de jovens professores, chamados de "ensinas", que atuam em escolas localizadas em área de vulnerabilidade social e baixo rendimento escolar. O projeto pretende formar lideranças para a educação tendo como base a vivência em sala de aula, e como objetivo a diminuição da evasão escolar.Os docentes irão atuar em Cariacica por dois anos. São todos recém-graduados em cursos distintos e vindos de universidades federais e privadas. As Emefs que participam do projeto são: Emefs Antero José (em Vale dos Reis), Arthur Costa e Silva (Aparecida), Eurides Gabriel (Campo Belo), Luzbel Pretti (Operário), Maria Augusta Tavares (Jardim Botânico), Maria Guilhermina (Campo Verde), Martin Lutero (Flexal 2), Padre Anthonius Lute (Nova Esperança), Padre Gabriel - CAIC (Porto Novo) e Valdice Alves (Areinha). Qualificação O Ensina Brasil conta com parcerias no setor privado, representadas pelo Espírito Santo em Ação. Os empresários presentes destacaram que investimento em educação também vai além de melhorias no campo social. "Vale a pena investir em educação porque haverá retorno a todos. Cresce a sociedade em geral, as empresas melhoram por contarem com colaboradores mais qualificados, a economia se diversifica e a cidade se desenvolve", afirmou o diretor-presidente do Espírito Santo em Ação, Luiz Wagner Chieppe, também diretor-presidente do Grupo Águia Branca, ao citar a importância do pioneirismo de Cariacica na parceria com a Ong. Sobre o Ensina Brasil ONG nacional, o Ensina Brasil foi lançado em 2017 com atividades no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No ano passado, expandiu para Pernambuco (Caruaru) e Espírito Santo (Grande Vitória). Para formar os "ensinas", a equipe da ONG recruta e seleciona jovens comprometidos com a transformação social. E uma vez selecionado, esse grupo passa por uma formação inicial de 250 horas - primeiro passam por um “intensivão” de quatro semanas, com aulas presenciais, e completam a carga horária numa formação continuada para a licenciatura, no formato de ensino à distância (EAD).