Livro de incentivo ao estudo da Astronomia é lançado com apoio da Lei João Bananeira

Um trio de professores da Escola do Campo e Estação de Ciências, em Alto Roda d'Água, resolveu colocar no papel o trabalho desenvolvido com os alunos nos estudos de observação do céu. O resultado, de um jeito lúdico, foi o livro infanto-juvenil "Viagem pela Astronomia" (edição dos autores, 68 páginas), que será lançado nesta sexta (16), às 14h, na própria escola. A obra, escrita por Josineide Rosa, Ana Carolina Sampaio Frizzera e Wesley Pereira da Silva, e ilustrada por Dayana Seschini Nascimento, recebeu recursos através da Lei João Bananeira, da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult) no total de R$ 3.371,76.

Na trama, dois alunos do sétimo ano, Mauro e Diane, conseguem viajar no tempo, testemunhando a evolução da história da Astronomia. "Eles visitam desde as civilizações antigas como os egípcios, os babilônicos, os gregos, passando pelas descobertas na Europa medieval, percebendo o quanto a ciência influenciou todos esses povos", informa Josineide. Ela acrescenta que a epopéia da dupla também inclui uma visita aos povos indígenas. "A gente não podia deixar de abordar o olhar indígena frente ao que acontece no céu. Os índios tinha um calendário elaborado, um sistema de plantios e colheitas, todo um cotidiano que se baseava nos astros e estrelas e que é pouco mencionado", reforça.

Telescópio

A inspiração para a história partiu do próprio cotidiano dos autores. A escola conta com um observatório com o segundo maior telescópio do Espírito Santo. No colégio, além das disciplinas da grade tradicional, há complementares como Astronomia, Agricultura, Prática de Artesanato, entre outras. Os professores podem desenvolver as aulas, mesclando outras disciplinas no processo de aprendizagem. Assim, podem trabalhar temas ligados à História ou à Matemática ao desenvolver oficinas de Astronomia, por exemplo.

"Nosso trabalho chega como uma contribuição a preencher uma lacuna que nós identificamos. O ensino de Astronomia é raro nas escolas. Além disso, queremos incentivar mais e mais os meninos e meninas a se interessarem por ciência. Não é algo distante. Está no dia-a-dia de todos nós", resume.  Acompanha a obra um CD com um guia didático sobre o ensino de astronomia, atividades práticas e livro digital. Toda a tiragem será distribuída gratuitamente às escolas da rede municipal.

Serviço:

Lançamento do livro "Viagem pela Astronomia" de Josineide Rosa, Ana Carolina Sampaio Frizzera e Wesley Pereira da Silva com ilustrações de Dayana Seschini Nascimento.

Quando: sexta (16), às 14h.

Onde: Escola do Campo e Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira, rua Principal, s/n, Alto Roda d'Água, Cariacica.

Quanto: os exemplares não estarão à venda. Serão distribuídos para as bibliotecas das escolas da rede municipal de Cariacica.