Coordenação da Mulher realiza evento em comemoração a Lei Maria da Penha

Na semana em que se comemora os 13 anos da Lei Federal 11.340, mais conhecida como Lei Maria da Penha, a Coordenação dos Direitos da Mulher (Codim) realizou na manhã desta sexta-feira (09), no Centro Administrativo da Prefeitura de Cariacica, o encontro “Cariacica Mais Mulher: Na Luta por Elas".

A vice-governadora, Jaqueline Moraes foi convidada e abriu o evento. "É importante ler e entender a lei, para que ela seja fortalecida. A Lei Maria da Penha traz esperança e dá visibilidade a uma violência que já existia e antes era silenciosa. No Espírito Santo, é a primeira vez que uma mulher é vice governadora. Precisamos nos empoderar e construir um legado para todas nós, e vamos trabalhar incansavelmente pra isso. As mulheres querem cada vez mais ocupar o seu lugar e Cariacica está abrindo esse espaço, com esse evento e as demais ações que realizam", parabeniza.

Atualmente delegada na Delegacia da Mulher de Cariacica, Fernanda Souza Diniz, destacou o trabalho conjunto entre delegacia e a Assistência Social do município. "Aqui há um número alto de violência doméstica. E essa violência tem aumentado e tem progredido a agressividade. Recebemos casos que chocam pela agressividade. O apoio da prefeitura e assistência social junto conosco é fundamental, afinal, temos um grande caminho pela frente, com as políticas públicas para atingir todos os públicos", declara.

A gerente de proteção à mulher da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), Michelle Meira, esteve presente no evento e parabenizou o trabalho da Codim. “A Coordenadoria da Mulher é de extrema importância para que possamos trabalhar em rede. A Codim contribui para dar uma assistência e um atendimento humanizado para essas mulheres para que saiam desse círculo de violência”, diz.

O vice-prefeito, Nilton Basílio, finalizou o encontro falando das políticas voltadas para a prevenção da violência contra a mulher realizada no município. "Em Cariacica temos o projeto Maria Mais, que leva de forma lúdica, informações da Lei Maria da Penha para as crianças e adolescentes da rede municipal de ensino. E em breve, o município ganhará a primeira Casa da Mulher Brasileira, um espaço de acolhimento das vítimas de violência", destaca.

Além do Maria Mais, a Codim realiza pontualmente ações de combate a violência contra mulher, como exemplo o Programa Cariacica Mais Mulher; e a Cabine SOS, com depoimentos de mulheres que já sofreram abuso.