Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública se reuniu com foco no Programa Nacional de Segurança

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) de Cariacica teve como pauta principal o início dos trabalhos da força-tarefa que coordena o projeto-piloto do Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta. O objetivo era atualizar sobre prazos e metodologia da fase 1, chamada choque operacional, e da fase 2, com investimentos em políticas sociais. A reunião foi realizada na tarde desta quarta-feira, na Procuradoria Geral do Município.

O vice-prefeito de Cariacica, Nilton Basílio, coordenador municipal na força-tarefa, comandou a reunião. Ele reiterou a importância da intersetorialidade do programa e a convergência neste quesito com o trabalho do grupo. Na sequência, ficou decidido que os próximos encontros do GGIM servirão para definir as ações da força-tarefa, bem como ajustar a implantação do programa.

Segundo o cronograma de atuação, nom fim deste mês os homens da Força Nacional devem chegar e iniciar a fase 1 nas ruas da cidade, essencialmente nos bairros afetados pelo programa. Paralelamente já estão ocorrendo estudos para ações na fase 2, como explicou o prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Junior, Juninho. "Sabemos que as cinco cidades que estão no Programa como projeto-piloto têm prioridade diante do Governo Federal para conseguir investimentos. Sendo assim, já nos posicionamos com projetos tanto na área de segurança quanto nas áreas sociais", comentou.

Juninho listou ao grupo o andamento dos principais projetos. A Casa da Mulher Brasileira e o Espaço 4.0 para Juventude, já estão em fase de estudos. Há ainda a possibilidade da cidade receber a segunda Estação Cidadania-Esporte, nos moldes da já instalada no Parque o Cravo e a Rosa, no outro extremo do território.

Com as presenças de representantes das polícias Civil, Militar, Federal, além dos representantes da Força Nacional que já estão na cidade, além de representantes das secretarias municipais de Assistência Social, Esporte e Lazer, Controle e Transparência, Defesa Social.