Técnicos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos recebem capacitações

A última semana foi repleta de aprendizado para técnicos de referência e educadores sociais e culturais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Foram quatro dias de capacitações, palestras e oficinas.


A coordenadora-geral do SCFV, Carina de Souza Menezes, destaca que oferecer capacitações aos servidores é uma forma de a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) garantir a qualidade dos serviços oferecidos à população.


“As capacitações promoveram troca de experiências entre os técnicos e educadores, aprimoramento das atividades desenvolvidas e foram muito importantes também para fortalecer os vínculos, além de apresentar instrumentos para construção de planejamento em conjunto”.


O psicólogo Geraldo Santos Júnior atua no SCFV no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Alto Mucuri, ele enfatiza que treinamentos como os que foram promovidos são sempre bem-vindos.


“Foi uma ótima oportunidade para os servidores de outros equipamentos estreitarem os laços e uma semana de muita conhecimento e crescimento profissional. Momentos como esses são importantes para a qualificação profissional e, consequentemente, para o serviço prestado aos usuários”.


Geraldo afirma que a missão dos técnicos que atuam no SCFV é manter um bom relacionamento interpessoal com os munícipes de todas as faixas etárias que circulam nos CRAS e garantir direitos aos cidadãos que são acompanhados por esses equipamentos.


“Dando autonomia para que esses usuários possam opinar sobre como o trabalho deve ser realizado”, diz.


A Secretaria Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) contribuiu oferecendo conhecimento teórico e prático para o melhor desenvolvimento das atividades executadas no SCFV.


O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um conjunto de serviços realizados em grupos, de acordo com o seu ciclo de vida, e que busca complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.


Além disso, o SCFV fortalece as relações familiares e comunitárias e promove a integração e a troca de experiências entre participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O atendimento se destina à grupos de crianças, adolescentes, jovens e adultos.