Saúde alerta para a importância de mulheres fazerem o preventivo

Em 2018, houve pelo menos 16.370 novos casos de câncer de colo do útero no Brasil, de acordo com Instituto Nacional do Câncer (Inca). É para evitar que dados como esse se reflitam em Cariacica é que a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) alerta para a importância de fazer o preventivo, exame disponível nas unidades básicas de saúde.


Também conhecido como Papanicolau, o preventivo é fundamental na detecção de lesões pré-câncer, que podem evoluir para câncer de colo uterino.


Chega a quase 100% o número de casos de câncer de colo do útero que evoluíram a partir de lesões provocadas pelo HPV, vírus sexualmente transmissível e que pode ser evitado com o uso de camisinha.


Além de detectar o HPV, o preventivo é capaz de identificar outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) ou problemas como cândida e clamídia.


Como proceder
A mulher que deseja fazer o exame deve procurar uma unidade de saúde, onde será agendado o procedimento ou com um médico ou enfermeiro. Para ser atendido, basta levar um documento com foto e o cartão do SUS.


As únicas unidades de saúde onde não são feitas são as de Bela Vista, Jardim Botânico e Nova Brasília, que passam por reforma.


Após dois exames consecutivos sem ter problemas apontados no exame, a mulher pode ficar até três sem realizar o exame.


“É claro que se nesse período ela sentir algo anormal ou algum desconforto, ela pode procurar o serviço de saúde”, alerta Rita Cristina Silva do Nascimento, enfermeira da área técnica da Saúde da Mulher.


Serviço


O que é: Preventivo ou Papanicolau é um exame realizado em mulheres para identificar lesões pré-câncer ou outras infecções sexualmente transmissíveis. Ele é importante para prevenir a evolução desses problemas


Como fazer: Basta procurar uma das unidades de saúde do município que o exame será marcado. Um médico ou enfermeiro fará o procedimento


Onde: Nas unidades de saúde de Cariacica, com exceção de Bela Vista, Jardim Botânico e Nova Brasília, que passam por reforma.