Professores participam de reunião sobre Grêmio Estudantil

Construir a própria autonomia e envolver alunos como protagonistas de uma gestão democrática, é o objetivo principal do Grêmio Estudantil de Cariacica. Pensando nessa realidade, os professores das Práticas de Filosofia e Ciências Sociais, bem como os profissionais de outras disciplinas que são referência na instituição, se reuniram nesta terça-feira (09), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme), para uma formação que possibilita a interação e troca de experiências.

“Existe uma construção de uma autonomia e protagonismo por parte dos estudantes no grêmio. Percebemos que é como se o Grêmio fosse uma peça do quebra cabeça que possibilita a participação deste aluno nas decisões, e assim trabalhamos o princípio do projeto que é a gestão democrática”, explica o técnico da Educação Cidadã da Seme, Thiago Dadalto Melo.

A professora de Língua Portuguesa, Poliana Carvalho, é uma das representantes do Grêmio Estudantil na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rosa da Penha. “O Grêmio Estudantil começou a ser implantado na escola esse ano. Ainda estamos na fase de construção e essa formação vem para somar. Aqui consigo entender como o projeto funciona nas outras escolas e tento adaptar as ações a nossa realidade. Saio daqui com a cabeça cheia de boas ideias”, conta.

A Emef Rosa da Penha iniciou neste ano o processo para implantar o Grêmio Estudantil. O trabalho será realizado com os alunos do 6º ao 9º ano, tendo dois representantes em cada turma. “Os alunos estão empolgadíssimos. Eles enxergam como uma possibilidade efetiva de ter participação nas decisões escolares”, completa a professora Poliana.

Atualmente, as escolas que possuem o grêmio são:  Emef’s Hilda Scarpino, Padre Gabriel Maire, Terfina Rocha Ferreira, Stélida Dias, Oliveira Castro, Amenóphis de Assis, Professor Cerqueira Lima, Maria Augusta Tavares, Hilário Vieira e Renascer.