CMEI Darcy Rodrigues realiza ação educativa para alunos e moradores de casas terapêuticas

Doação de roupas, apresentação cultural, brincadeiras e interação com os moradores são algumas das maneiras que a equipe do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Darcy Rodrigues usou para aproximar os alunos, de 4 e 5 anos de idade, dos moradores da região de Santana. Em especial, aqueles que residem nas casas terapêuticas instaladas o bairro.


Por isso, o ponto alto da atividade foi a presença dos moradores das sete casas terapêuticas, que abrigam antigos pacientes do Hospital Adauto Botelho. A ação aconteceu na praça em frente ao Cmei e contou até com a participação dos pais dos alunos.


“A ideia de realizar essa aproximação surgiu em conjunto com a assistente social e a psicóloga. Queríamos fazer uma ação da escola com foco no aspecto social. Assim, envolvemos a família dos alunos solicitando doações de roupas para, junto com os alunos, fazermos a entrega”, explicou a pedagoga e idealizadora da atividade, Valéria Poletti Carvalho.


A pedagoga fez questão de frisar que, acima de tudo, o que está sendo construído entre crianças e os residentes das casas terapêuticas é a cidadania.  “Nossa ideia central foi fazer um momento de integração com as crianças, trabalhando a questão afetiva, social, o cuidado que devemos ter com o próximo. E, principalmente, a formação do ser humano de levar o amor ao próximo. Além da troca de experiências que ´enriquecedora para ambos”, conclui.


A assistente social Milena Rodrigues de França explicou que os moradores das residências terapêuticas foram muito bem recebidos em Santana. Segundo ela, já houve casos de rejeição e preconceito em outros municípios. “A nossa ideia sempre foi a reinserção social desses cidadãos. É preciso habitar e pertencer ao lugar em que vivem. Nosso trabalho diário é fazer a sociedade entender que eles fazem parte do convívio público”, destacou.


Ela ainda ressalta a importância de estimular esse convívio com as crianças. “Trabalhar esse assunto com os alunos é essencial, sempre explicando as diferenças entre as pessoas. Eles merecem ser tratados com respeito. Aproveitamos para tratar esse assunto também com as famílias”, enfatiza.



Texto: João Vitor Gonçales


Jornalista responsável: Alcione Coutinho

Tags: Seme Cmei Santana