Crianças da rede municipal recebem óculos de grau do programa ‘De Olho no Futuro’

“Eu via tudo embaçado e agora ‘tô’ enxergando tudinho”. O rosto tristinho de Sunamita Ribeiro Coutinho, de apenas 6 anos, deu lugar a um sorrisão, e dessa vez, exibindo o novo acessório. É que no último mês, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Terfina Rocha Ferreira, em Itacibá, receberam o programa ‘De Olho no Futuro’, do Instituto Unimed Vitória, que em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme) levou aos alunos do 1º ao 9º ano, consultas, exames e óculos gratuitamente.


Com os exames já realizados e a escolha das cores dos óculos feita, os 140 estudantes que foram identificados com necessidade em usar o acessório, não escondiam a ansiedade para a entrega, que aconteceu durante esta quinta-feira (04). Na consulta, Sunamita foi diagnosticada com três graus no olho direito e três e meio no esquerdo. O pai, que acompanhou o processo, não escondeu a satisfação com o projeto.


Morava em uma cidade ao lado de Cariacica e nunca vi nada parecido. Achei o programa ótimo. A Sunamita nunca havia reclamado de nada, a única coisa que achávamos estranho era que ela ficava em cima da TV. Mas nunca imaginei que poderia ser problema de vista. Eu estou achando tudo muito bonito. Só tenho que agradecer”, conta o pai José Carlos Vieira Coutinho, que mora em Itacibá com a família. 


A técnica pedagógica da Seme, Michelle Braga, falou da importância desta parceria para os alunos. “Tivemos crianças que nunca tinham feito exames oftalmológicos, e até casos de alunos com glaucoma. O projeto possibilita a melhora não apenas visual, mas o desenvolvimento mais eficaz na sala de aula e na vida social”, destaca.